Quando uma ajuda é bem vinda

friendship-2156171_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Muitos de nós temos a mania de querer ajudar todo mundo, mas será que todos estão dispostos a serem ajudados? Ajudar o nosso próximo é necessário, mas não devemos interferir na decisão do outro de não querer ser ajudado. Uma ajuda só é bem vinda quando o outro está receptivo em aceitar o que você está disposto a oferecer.

Todos nós temos o nosso livre-arbítrio ou seja, temos o direito de escolher o que é melhor pra gente e nunca devemos interferir isso no outro. Cada um passa por aquilo que se deve passar. Muitas vezes temos que passar por situações às quais vem como um verdadeiro aprendizado.

friendship-1081843_1280.jpg

Ajudar o outro é necessário, mas também, ele deve aprender por si próprio. Uma recusa pode significar que a outra pessoa necessita deste tempo para poder enxergar as coisas como elas realmente são. Muitas vezes temos que passa por algumas decepções e frustrações para aprender a levantar a cabeça e seguir em frente. Todo mundo precisa saber qual o seus limites e onde conseguem chegar.

Uma ajuda só funciona que se está de peito aberto e tem humildade saber aceitá-la. Para aceitar uma ajuda, você tem que está realmente disposto a mudar. Se o outro não tem esta disponibilidade, o melhor a fazer é se afastar e deixar a ajuda para uma outra oportunidade.

 

Dentro de um relacionamento, se ambas as partes não tiverem dispostos a ceder, o mesmo não vai durar. Este é um dos grandes problemas de relacionamentos não irem pra frente. Quando um está disposto a mudar e o outro não, em qualquer situação, nunca vai dar certo. A mudança tem que ser de ambos.

women-2586042_1280.jpg

As pessoas têm a mania de só querer e não fazer por onde mudar também. Nós só vemos os defeitos dos outros, sendo que também temos muitos defeitos. Quantas vezes criticamos sem olhar para o nosso próprio umbigo? Quantas vezes identificamos apontamos o dedo e não olhamos para dentro de nós mesmo?

Muitas vezes ajudamos sem mesmo perguntar se o outro realmente precisa de nossa ajuda e logo depois cobramos tudo na mesma moeda. Muitas vezes até ultrapassamos os nossos próprios limites, seja ele físico ou mental para ajudar quem não está nem aí pra gente ou  por um mudança verdadeira. Várias pessoas entram de cabeça nos problemas dos outros na intenção de ajudar e acaba que a outra pessoa não está disposta a mudar.

Nós temos a mania de querer mudar tudo e a todos ou seja, mudar o mundo. Mas não temos a coragem de mudar a nós mesmo. É necessário sim ser solidário e ajudar os outros, mas temos que a percepção se ele quer a sua ajuda e se está disposto a mudar.

girls-2769555_1280.jpg

O seu auxílio é muito bem vido e é de uma nobreza imensa, mas a outra pessoa deve enxergar o seu erro. Saber ultrapassar esta barreira e impor o nosso ponto de vista sobra a vi vida do outro é muito importante para um primeiro diálogo.  Sentir que podemos ser úteis para alguém é muito gratificante para todos nós.

Sentir útil é muito diferente de acha que estar por cima. Saber que se pode ajudar alguém tem que ser uma coisa que te dá prazer em fazer, tem que ser um coisa gratificante. É vivenciar situações, enxergar o fato como ele realmente é. Mesmo que para isso nos decepcionamos para depois colhermos os louros. Saber interferir no livre-arbítrio do outro e ver os resultados positivos dessa interferência não tem preço.

Quando você vê que é necessário insistir nesta interferência, vá em frente. Se esforço nunca via ser em vão. Pense nas pessoas à sua volta, será que elas querem e realmente precisam de ser ajudados? Se a resposta for sim, vá em frente e faça a sua parte e ofereça a sua mão amiga. Agora se o outro vai aceitar, já é outro assunto. Mesmo porque, ninguém é obrigado a nada ou não está na hora dele mudar.

Pense nisso. Pode ter certeza, a sua intensão é a melhor possível. Mas também tem que partir da outra pessoa querer mudar.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s