A importância da família para a nossa autoestima

desktop-background-3091211_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Ter autoestima é fundamental para a vida de todo mundo e a influência da família neste processo é de total importância. Uma família pode nos levar pra cima, mas também, pode nos levar direto para o buraco.

Muitas vezes a nossa família é o nosso porto seguro e a nossa autoestima vem muito disso, de como somos tratados por todos. A dinâmica familiar em que vivemos é muito importante, é ela que alimenta a nossa autoestima. Do contrário, ela pode deixar marcas para o resto da vida.

O que leva um pai ou uma mãe a diminuir um filho é o fato de eles nunca ter amado a si mesmo e acham que pode descontar em qualquer um, que as pessoas não tem sentimentos igual a eles. O incentivo familiar é muito importante para a autoestima de uma pessoa.

flower-3050829_1280.jpg

O acolhimento familiar é essencial para se ter sucesso na vida. Este é o combustível da autoconfiança. É ele que vai nos dá determinação para seguirmos o nosso caminho de sucesso. Mas por outro lado, se não encontramos este acolhimento ficamos com a autoestima tão baixa que nossa vida parece que não progride (não vai pra frente).

Para superar tudo isso é preciso trabalhar o perdão dentro de você e seguir em frente. Viva a sua vida, com tudo aquilo que você acredita. Não deixe que seus medos tomem conta, seja mais forte que eles. Tem horas que precisamos seguir sozinho, já que não se tem nenhum apoio.

A família é um grupo social no qual nos inserimos e onde adquirimos boa parte do que somos hoje. Nossos pais tinham o dever de preencher nossa vida com nutrientes que nos dê segurança, carinho, consideração e impulso que seria capaz de nos encorajar para o mundo.

lavender-2562117_1280.jpg

Muitas vezes isso não acontece e a nossa autoestima fica abalada. Isso é o que nos leva a buscar um caminho de reconhecimento pessoal na tentativa de concertar aquela infância com tantas faltas e erros por parte de nossos pais.

Apesar da formação da autoestima começar ainda na infância, nada impede (se você não teve esta formação) de encontrar esta mesma na idade adulta. Ela está associada a um conjunto de experiências. E uma boa sessão de terapia também pode ajudar muito.

Se você é pai ou mão, preste muita atenção em como você trata o seu filho. É muito ruim para uma criança ou adolescente que não tem um mínimo de afeição. Isso causa um transtorno muito grande. Coloque a mão na consciência e pare de colocar a culpa na correria do dia a dia. Todo mundo que tem filho trabalha fora, mas carinho e atenção é sim responsabilidade dos pais.

Caso você tenha passado por algum problema emocional no passado, não é justo que desconte em quem não tem nada com isso. A criança é muito sensível e absorve tudo. Se você é este pai ou esta mãe, procure a partir de hoje, olhar mais para seu filho e dê a ele o que mais ele precisa que é amor e carinho. Isso vai fazer com que, além de lhe trazer felicidade, vai lhe dar mais segurança e ela vai crescer mais segura de si.

lavender-1359791_1280.jpg

São os nosso alicerces que vão definir a nossa autoestima e o nosso futuro como ser humano. Mas nada te impede (caso não tenha este alicerce) de fazer a sua vida diferente, afinal de contas você é dona da sua vida e da sua consciência. A família influencia muito, mas é você que decide.

Existem três fatores que vão influenciar na formação da nossa autoestima que são: aparência física, nosso comportamento e nosso desempenho escolar. O modo como os pais lidam com isso pode nos encorajar e dar segurança, confiança. Mas por outro lado pode levar a nos escondermos e nos sentirmos desamparados.

Não faça comparações, afirmações que possam magoar. Entenda que nem todos nós somos iguais. Uns com mais dificuldades e outros com menos. Não faça nunca uma comparação como esta por exemplo. Só fale aquilo que possa agregar e não destruir.

Eu sempre falo que devemos tratar os outros como nós queremos ser tratados. Não desconte as suas frustrações em quem não tem nada com isso. Pense nisso.

Um beijo no coração de vocês!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s