Técnicas de relaxamento para ajudar a desestressar

buddha-2978269_1280.jpg
Olá meus queridos!!
 

Hoje vamos falar sobre algumas técnicas de relaxamento para ajudar a aliviar o estresse. Para muitas pessoas relaxar é assentar em frente à televisão sem fazer nada (isso também é bom), porém, não ajuda a reduzir os efeitos do estresse e dependendo do programa, o estresse pode até piorar.

Para combater estes efeitos e para que este combate seja eficaz, é preciso relaxar por completo sem nada nos impedindo. Isso é possível com alguma técnicas de relaxamento como por exemplo: a técnica da respiração profunda, meditação, Yoga e exercício rítmico. Alguns níveis de estresse é necessário para despertar a criatividade, para fomentar a aprendizagem e para a própria sobrevivência.

balance-110850_1280.jpg

O estresse só se torna perigoso quando começa a afetar a sua saúde e seu equilíbrio. Hoje em dia é muito comum estarmos e ficarmos estressados por qualquer coisa. Ele se converteu em uma característica comum da vida contemporânea. As técnicas de relaxamento podem ajudar muito, principalmente quando os fatores relacionados desequilibram o sistema nervoso.

As técnicas podem ajudar a restaurar o equilíbrio e a produzir um estado de calma profunda. É necessário relaxar o corpo e a mente para aliviar o estresse. Ele é muito prejudicial para a nossa saúde. Devemos estar sempre em equilíbrio, mas se não for possível, existem técnicas que podem te ajudar a se equilibrar.

Essas técnicas vão ajudar o sistema nervoso a encontrar o equilíbrio mental. Aprender os conceitos básicos destas técnicas é muito fácil, só que requer prática. É recomendado praticar de 10 a 20 minutos por dia para ajudar a aliviar o estresse.

tea-lights-2611196_1280.jpg

Não existe uma técnica de relaxamento que seja boa para todo mundo. Cada um tem que se adaptar com a que achar melhor. Quando for escolher um técnica é necessário levar em consideração suas preferências, sua condição física e a forma como reage ao estresse.

As técnicas que vão te ajudar a relaxar e aliviar o estresse são:

  • Respirar profundamente – é uma técnica simples e pode ser praticada em quase todo lugar. Ela proporciona uma forma rápida de controlar os níveis de estresse. A técnica de respiração profunda pode ser combinada com outros elementos de relaxamento como a aromaterapia e a música;
  • Meditação – esta é uma técnica que usa muito a respiração profunda combinada com a música e a aromaterapia. Ela ajuda a aliviar tensões, a sensação de ansiedade e a falta de fôlego. É necessário que se esteja em uma posição bem confortável para você. E sempre respirando pela nariz e expirando pela boca.
  • Relaxamento muscular progressivo – esta é uma técnica que consiste em dois passos. Primeiro é necessário tencionar e depois relaxar. Ele oferece uma íntima familiaridade com a tensão e o relaxamento. Ajuda a detectar e combater os primeiros sintomas de tensão muscular que é provocada pelo estresse;
  • Mindfulness ou consciência plena – “ é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.” A capacidade de seguir. Para se manter a calma e se concentrar no presente, é necessário restabelecer o equilíbrio do sistema nervoso. É necessário que tenha um ambiente tranquilo, esteja em uma posição confortável (sem deitar), ter um ponto de foco (pode ser um sentimento concreto ou uma cena imaginária por exemplo),  ter uma atitude observadora, mas não crítica;
  • Ioga – é uma combinação de posições com respiração profunda. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e também ajuda a melhorar a flexibilidade, força, equilíbrio e a resistência. Ela pode ser praticada em grupo ou individualmente só com um professor;
  • Tai chi chuan – é a realização de uma série de movimentos que vai trabalhar a concentração, o relaxamento e a circulação da energia vital do nosso corpo. Atualmente ele vem sendo praticado para acalmar a mente, condicionar o corpo e a reduzir o estresse. Esta é um opção segura e de baixo impacto e pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Em todas estas técnicas, o controle da respiração é de fundamental importância para se relaxar e aliviar o estresse. Saber controlar a respiração é o essencial para um bom relaxamento. Respirar lentamente esta é uma técnica muito valiosa.

yoga-2176668_1280.jpg

Feche os olhos, respire lentamente e profundamente, fazendo com que todas as suas preocupações desapareçam. Coloque uma música bem tranquila para ajudar no relaxamento. Imaginar lugares calmos e bonitos também faz parte deste relaxamento. Sinta tudo que esteja a sua volta: os aromas, as sensações, os sons, etc.

O mais importante disso tudo, é o nosso bem-estar e a nossa saúde física e mental. Vamos tentar pelo menos por alguns instantes viver mais tranquilamente. Isso é muito importe para todos nós.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

Anúncios

20 comentários sobre “Técnicas de relaxamento para ajudar a desestressar

  1. Essas técnicas de relaxamento realmente funcionam o podem ajudar bastante, tanto que, psicólogos comportamentais e cognitivo-comportamentais utilizam algumas técnicas de relaxamento em sessão, se eles sentirem que o cliente precisa relaxar e/ou ensiná-los a relaxar, por serem bastante estressados, não sabendo se controlar em situações aversivas.
    Ótimo post!
    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Relaxamento é muito bom.Hoje em dia,o estresse toma conta da vida de todo mundo,ou de quase todo mundo.Seu post me lembrou de uma fita(Da época da fita cassete!!!)de relaxamento que eu tinha.Era ótima.Era o Pastorino que falava e ele conduzia o relaxamento dos pés à cabeça.Eu sentia uma calma e um bem-estar muito grandes.Me sentia em Paz e feliz.Até hoje me lembro e,só de lembrar,já me sinto bem.É uma pena que eu não tenha mais essa fita.E nesmo que ainda tivesse,não tenho mais toca-fita.Hoje,faço a respiração de forma consciente.Realmente relaxa.Confesso que não pratico sempre.Mas é muito bom.Porque uma cosa é respirar de forma automática,outra coisa é respirar de forma concentrada,tranquila,não é mesmo?Minha mãe sempre teve vontade de fazer tai-chi-chuan,infelizmente,não foi possível.Eu nunca pratiquei,mas, pelo que já vi,transmite muita Paz.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Eu vi seu outro post que falava sobre Felicidade e até um curso sobre Felicidade.Me desculpe falar aqui,mas acho que perdi,não estou encontrando.Pensando sobre o curso que vc falou no post,à primeira vista me pareceu estranho,pois a Felicidade deveria fazer parte da vida,um sentimento natural da vida de qualquer um.Mas,pensando bem,até que não é nada estranho haver curso ensinando as pessoas a serem felizes.Principalmente hoje em dia.Tem muitos que não conhecem a Felicidade,não sabem o que é ser feliz,são sempre puxados para o negativo.Também,com o modo de vida atual,as dificuldades,a violência,os jornais,…Fico até com medo que,se tudo continuar nesse ritmo tão estranho,as próximas gerações vivam totalmente voltadas para o negativo,para o baixo astral,para o vazio mental e sentimental,que não sorriam!Realmente,é muito bom haver curso assim.Por esse ponto de vista,não me espanto que seja tão popular.Espero que os alunos aprendam de verdade,pratiquem e guardem na memória o que é ensinado neste curso e sintam os benefícios.Espero que mais pessoas façam o curso.Agora,que os que já sabem ter a Felicidade na vida continuem,que façam o possível e o impossível para afastar a tristeza.É lógico que as coisas ruins também fazem parte da vida,realmente não é fácil,muitas vezes desmoronamos mas devemos tentar sempre.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Sou a favor de um curso que ensine a ser feliz,se existir,também um curso para ensinar as pessoas a tratarem bem umas às outras,enfim,acho que deve haver curso para ensinar tudo o que é básico,pois as pessoas hoje em dia estão totalmente sem noção de saber viver,com elas mesmas e com as outras pessoas.Acho que é a maioria,não são todas as pessoas,não.Na passagem de ano,uma moça véi chegando,chegando,ela queria ficar no meu lugar!Não é possível!Quando reclamei,pelo menos ela pediu desculpa é voltou ao seu lugar.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Ah,sim!Claro,estava lembrando de forma errada.Te peço desculpas.Sim,tudo o que é positivo leva à felicidade.O mundo precisa de pensamentos,sentimentos,atitudes,palavras escritas e faladas,também de notícias muito mais positivas.Penso que as pessoas devem se conscientizar que viver de forma positiva é saudável,vantajoso, libertador,ou seja,conduz à felicidade.

        Curtido por 2 pessoas

      2. Realmente. O mundo está muito individualista e conscientizar as pessoas de como isso pode as prejudicar de algum modo é muito importante. Eu tento dar ajudar do modo que eu posso
        , mas um voz sozinha não faz milagre. Mas eu vou continuar a minha jornada em tentar mudar a visão de mundo das pessoas.

        Curtido por 1 pessoa

  5. Mas a sua parte é muito importante.Existem pessoas espalhadas no mundo procurando melhorar a situação.O que cada um (a) fizer,ao seu modo,é precioso.Se o que vc fizer ajudar a conscientizar e levar bem-estar a pelo menos uma pessoa,já é um pequeno milagre.E vc atinge muitas pessoas,fazendo a sua parte.E somando às outras pessoas,no mundo,cada uma fazendo a sua parte,isso gera uma energia positiva que pelo menos não deixa as coisas pioraram e pode até melhorar um pouco a situação.Realmente continue sua jornada.Mesmo se não perceber,pode ter certeza que vc fez o bem.Mesmo alguém que fez um blog sobre chuchu,por exemplo,que não teve a intenção de melhorar a vida de ninguém,apenas teve vontade de fazer um blog sobre chuchu,pode acabar fazendo o bem,de alguma forma,a quem lê o blog.E esse blogueiro pode nem saber que fez bem a alguém.Não se preocupe.O seu trabalho é somado ao padre que fala na tv ali,ao pastor que fala na tv acolá,à pessoa que protege a natureza numa área,em outro país,ao gari que limpa em outra área,em outra cidade,ao médico que vai ajudar num país miserável,ao professor que vai ensinar numa comunidade,ao pai de santo que distribui alimentos,brinquedos e medicamentos em outra comunidade,ao bombeiro que resgata um bebê de um prédio em chamas,eu quero dizer que vc não está brigando sozinha.A sua ajuda,com com a ajuda de outras pessoas,cada uma a seu modo, é capaz de fazer milagre,sim.Eu não sou dona da verdade,é claro que não,eu só acho que vc tem um ideal e procura realizar.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s