Técnicas de relaxamento para ajudar a desestressar

buddha-2978269_1280.jpg
Olá meus queridos!!
 

Hoje vamos falar sobre algumas técnicas de relaxamento para ajudar a aliviar o estresse. Para muitas pessoas relaxar é assentar em frente à televisão sem fazer nada (isso também é bom), porém, não ajuda a reduzir os efeitos do estresse e dependendo do programa, o estresse pode até piorar.

Para combater estes efeitos e para que este combate seja eficaz, é preciso relaxar por completo sem nada nos impedindo. Isso é possível com alguma técnicas de relaxamento como por exemplo: a técnica da respiração profunda, meditação, Yoga e exercício rítmico. Alguns níveis de estresse é necessário para despertar a criatividade, para fomentar a aprendizagem e para a própria sobrevivência.

balance-110850_1280.jpg

O estresse só se torna perigoso quando começa a afetar a sua saúde e seu equilíbrio. Hoje em dia é muito comum estarmos e ficarmos estressados por qualquer coisa. Ele se converteu em uma característica comum da vida contemporânea. As técnicas de relaxamento podem ajudar muito, principalmente quando os fatores relacionados desequilibram o sistema nervoso.

As técnicas podem ajudar a restaurar o equilíbrio e a produzir um estado de calma profunda. É necessário relaxar o corpo e a mente para aliviar o estresse. Ele é muito prejudicial para a nossa saúde. Devemos estar sempre em equilíbrio, mas se não for possível, existem técnicas que podem te ajudar a se equilibrar.

Essas técnicas vão ajudar o sistema nervoso a encontrar o equilíbrio mental. Aprender os conceitos básicos destas técnicas é muito fácil, só que requer prática. É recomendado praticar de 10 a 20 minutos por dia para ajudar a aliviar o estresse.

tea-lights-2611196_1280.jpg

Não existe uma técnica de relaxamento que seja boa para todo mundo. Cada um tem que se adaptar com a que achar melhor. Quando for escolher um técnica é necessário levar em consideração suas preferências, sua condição física e a forma como reage ao estresse.

As técnicas que vão te ajudar a relaxar e aliviar o estresse são:

  • Respirar profundamente – é uma técnica simples e pode ser praticada em quase todo lugar. Ela proporciona uma forma rápida de controlar os níveis de estresse. A técnica de respiração profunda pode ser combinada com outros elementos de relaxamento como a aromaterapia e a música;
  • Meditação – esta é uma técnica que usa muito a respiração profunda combinada com a música e a aromaterapia. Ela ajuda a aliviar tensões, a sensação de ansiedade e a falta de fôlego. É necessário que se esteja em uma posição bem confortável para você. E sempre respirando pela nariz e expirando pela boca.
  • Relaxamento muscular progressivo – esta é uma técnica que consiste em dois passos. Primeiro é necessário tencionar e depois relaxar. Ele oferece uma íntima familiaridade com a tensão e o relaxamento. Ajuda a detectar e combater os primeiros sintomas de tensão muscular que é provocada pelo estresse;
  • Mindfulness ou consciência plena – “ é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.” A capacidade de seguir. Para se manter a calma e se concentrar no presente, é necessário restabelecer o equilíbrio do sistema nervoso. É necessário que tenha um ambiente tranquilo, esteja em uma posição confortável (sem deitar), ter um ponto de foco (pode ser um sentimento concreto ou uma cena imaginária por exemplo),  ter uma atitude observadora, mas não crítica;
  • Ioga – é uma combinação de posições com respiração profunda. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e também ajuda a melhorar a flexibilidade, força, equilíbrio e a resistência. Ela pode ser praticada em grupo ou individualmente só com um professor;
  • Tai chi chuan – é a realização de uma série de movimentos que vai trabalhar a concentração, o relaxamento e a circulação da energia vital do nosso corpo. Atualmente ele vem sendo praticado para acalmar a mente, condicionar o corpo e a reduzir o estresse. Esta é um opção segura e de baixo impacto e pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Em todas estas técnicas, o controle da respiração é de fundamental importância para se relaxar e aliviar o estresse. Saber controlar a respiração é o essencial para um bom relaxamento. Respirar lentamente esta é uma técnica muito valiosa.

yoga-2176668_1280.jpg

Feche os olhos, respire lentamente e profundamente, fazendo com que todas as suas preocupações desapareçam. Coloque uma música bem tranquila para ajudar no relaxamento. Imaginar lugares calmos e bonitos também faz parte deste relaxamento. Sinta tudo que esteja a sua volta: os aromas, as sensações, os sons, etc.

O mais importante disso tudo, é o nosso bem-estar e a nossa saúde física e mental. Vamos tentar pelo menos por alguns instantes viver mais tranquilamente. Isso é muito importe para todos nós.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

Anúncios

6 comentários sobre “Técnicas de relaxamento para ajudar a desestressar

  1. Essas técnicas de relaxamento realmente funcionam o podem ajudar bastante, tanto que, psicólogos comportamentais e cognitivo-comportamentais utilizam algumas técnicas de relaxamento em sessão, se eles sentirem que o cliente precisa relaxar e/ou ensiná-los a relaxar, por serem bastante estressados, não sabendo se controlar em situações aversivas.
    Ótimo post!
    Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s