Jabuticaba: uma fruta que traz vários benefícios para a saúde

jabuticaba-2718136_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vamos falar sobre a jabuticaba, uma frutinha preta e doce como mel e que eu adoro. Para quem não sabe a jabuticaba é uma das minhas frutas preferidas e que tem vários benefícios para a nossa saúde.

A jabuticaba é uma fruta brasileira, nativa da Mata Atlântica. Esta fruta possui muitos nutrientes e propriedades benéficas para diversas áreas do nosso organismo. Por possuir poucas calorias, é um alimento que pode ser incluído no cardápio (consultar um Nutricionista).

É uma boa opção light para o lanche da tarde por exemplo. Além da pouca caloria, a jabuticaba também tem poucas gorduras. Além disso, ela é rica em fibras e ajuda a controlar a fome e a ficar saciada por mais tempo.

Por ser rica em fibras, a jabuticaba vai te ajudar a combater a prisão de ventre além de facilitar os movimentos do intestino. É um dos alimentos mais rico em fibras e também ajuda a limpar e desintoxicar o organismo.

A jabuticaba é uma boa opção para fortalecer os ossos por possuir uma alta concentração de cálcio, magnésio e potássio. A falta de cálcio contribui para o aparecimento de doenças como a osteoporose. Uma boa opção para se prevenir é uma alimentação rica em minerais e a jabuticaba pode te ajudar neste processo.

foot-2097679_1280.jpg

Ela é muito boa para gestantes por ser rica em ferro. O ferro ajuda a prevenir várias doenças, entre elas a anemia. Além do ferro, a jabuticaba também é rica em ácido fólico que é uma substância importante para o desenvolvimento do feto.

A jabuticaba também é uma fruta muito boa para o coração. Ela é rica em antioxidante que ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, suas fibras ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Além dos nutrientes citados à cima, a jabuticaba ainda é rica em fósforo, vitaminas C, niacina (uma vitamina do complexo B que facilita na digestão e a eliminar toxinas), pectina e peonidina (existente na casca), antocianina (pigmento que dá a coloração azul-arroxeada da jabuticaba). A antocianina é responsável por atrair os pássaros que ajuda a espalhar as sementes e com isso garantir a perpetuação da espécie.

Já na medicina, o interesse pela antocianina é por ser um potente antioxidante que ajuda a eliminar as moléculas instáveis dos radicais livres existentes no nosso organismo. Existem estudos para compreender o porque a incidência de tumores e os problemas cardíacos é menor entre os consumidores de alimentos ricos em antocianina. Ela também auxiliam na estabilização dos níveis de açúcar no sangue dos diabéticos.

A maior concentração de antocianina está na casca da jabuticaba por isso, é recomendável batê-la para preparar sucos e geleias. As altas temperaturas não afetam os seus benefícios.

Aqui no Brasil, a jabuticaba pode ser encontrada nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. É mais comum ser encontrada em planícies de beira de rio e em baixadas de mata pluvial, além das submatas de altitude (como a de pinhais). Em região de mata primária sombria é mais rara de encontrar uma árvore de jabuticaba.

A jabuticaba é uma fruta que pode ser usada tanto na culinária quanto na medicina e com vários benefícios. Pode-se encontrar jabuticaba em mercados, em vendedores de rua e em pomares (existem fazendas que alugam pés de jabuticaba).

Aproveite os benefícios que a jabuticaba pode te proporcionar e consuma mais esta fruta tão gostosa.
Um beijo no coração de vocês!!

 

Anúncios

6 comentários sobre “Jabuticaba: uma fruta que traz vários benefícios para a saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s