Os benefícios do óleo de prímula

capsule-1079838_1280.jpg
Olá meus queridos!!
 

Se fala tanto no óleo de prímula que hoje vamos falar sobre o ele e quais os seus benefícios  para a nossa saúde. O óleo de prímula como todos sabem é muito bom para a TPM e também é bom para a pele, ajuda controlar a hiperatividade infantil e ainda a pressão arterial.

A prímula é uma planta originária da América do Norte e tem sido usada para fins terapêuticos. O óleo de prímula é extraída das sementes da planta com o mesmo nome, cujo nome científico é Oenothera biennis.

primula-catchfly-117426_1280.jpg

Rica em ácidos graxos poli-insaturados e gorduras boas que podem trazer vários benefícios para a nossa saúde. Além disso ele ajuda a controlar o colesterol, a hidratar a pele, a aliviar a menopausa, entre outros.

 Entre os seus nutrientes, o óleo de prímula possui o GLA que é um ácido graxo tri-insaturado da família do ômega 6 que ajuda a diminuir inflamações, ele pode ser um grande aliado no tratamento de doenças reumáticas. Também ajuda na saúde cardiovascular, no tratamento e prevenção do diabetes, eczema atópico, hipertensão, alcoolismo e na síndrome pré-menstrual.
Além do GLA, o óleo de prímula possui ácido linolênico, ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico. Esta são ácidos graxos insaturados com ação anti-inflamatória que ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue, ajuda a controlar a pressão arterial, entre outros.
fish-oil-capsules-1623666_1280.jpg

Como pode-se ver o óleo de prímula possui vários benefícios. Existem estudos  em andamento para comprovar a sua eficácia. Entre eles podemos citar:

  • Alívio da menopausa – há evidencias de que o consumo de óleo de prímula por mulheres na menopausa diminua a incidência dos fogachos noturnos.
  • Bom para a pele – um estudo demonstrou que usando o suplemento duas vezes ao dia durante 12 semanas a hidratação da pele melhora, assim como a sua elasticidade, firmeza e resistência a rugosidade e fadiga.
  • Ajuda a reduzir os sintomas da dermatite – estudos demonstram o consumo de 2 gramas de óleo de prímula ao dia pode melhorar o quadro da doença.
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial – estudos demonstra que este óleo possui uma atividade que impede a aglomeração de plaquetas no vaso sanguíneo, e anticoagulante. Ele também ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.
  • Controla os níveis de colesterol – por possuir o GLA que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Seu efeito tem sido demonstrado em vários estudos.
  • É um aliado dos ossos – estudos apontam o óleo de prímula como sendo bom para os ossos. Foi comprovado que o óleo de prímula associado ao de peixe, tomados por 16 semanas aumentou o pro-colágeno e osteocalcina (proteína encontrada nos ossos e dentes) e estimulou a atividade dos osteoblastos (células envolvidas com a formação do tecido ósseo) em mulheres com osteoporose.

O óleo de prímula é encontrado em cápsulas e deve ser ingerida com água ou suco, de preferência após as refeições devido a algumas fontes de gordura que são melhores absolvidas e utilizadas por nosso organismo.

Além de seus benefícios, este óleo não deve ser consumido por pacientes epiléticos tratados com fenotiazínicos pois pode causar um quadro de epilepsia do lóbulo temporal.

O óleo de primúla não possui nenhum efeito colateral. Mas em alguns casos pode causar dores de cabeça, náuseas e indigestão. Mas estes são casos muitos raros, como todo medicamento.

naturheilkunde-1738223_1280.jpg

Ele não deve ser consumido em grande quantidade e a longo prazo, por estar associado a riscos de trombose, inflamação e imunossupressão porque o GLA em excesso pode ser convertido em ácido araquidônio que causa estes transtornos.

Uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e óleo de prímula pode ser uma combinação muito boa. Além do já falado óleo de peixe que também pode ser benéfica para a função renal.

O óleo de prímula ainda está sendo estudo, mas muitos destes estudos já comprovaram a sua eficácia. Ele pode ser consumido e não existe uma recomendação diária, nas embalagens diz uma vez por dia. O ideal mesmo procurar um especialista e seguir as suas orientações. Nunca tome um medicamento por conta própria.

Um beijo no coração de vocês!!

Fonte: site Minha Vida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s