Setembro Amarelo

pills-824991_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje venho falar sobra a Campanha Setembro Amarelo que uma campanha sobre o suicídio, pois este vem aumentando muito a cada dia em todo o mundo.

Por muito tempo este assunto era um tabu, não se podia comentar por acharem que isso iria incentivar a prática do suicídio. Esta campanha vem para mostrar o contrário, que tem sim que falar para poder conter está que já está se tornando um problema de saúde pública sim.

São mais 800 mil casos no mundo. Só no Brasil são 30 por dia. Isso é muito sério. Nós temos sim que fazer alguma coisa. Temos que ajudar estas pessoas que por algum motivo estão sofrendo tanto.

stop-teenager-suicide-2369097_1280.jpg

Mas o que se pode ser feito?

Geralmente as pessoas começam a dar sinais que vão cometer o ato. São coisas que a gente acha que a pessoa está brincando e quando vemos estamos sem aquele amigo que tanto gostamos.

São palavras como: eu não quero mais viver, já deu pra mim, já tive a minha participação aqui na terra, etc. Fiquem atentos e não pensem que a pessoa está se fazendo de vítima porque não está.

Todo mundo acha mesmo que o outro está se fazendo de vítima (é o que todos acham), mas a realidade é bem outra. Passa a se colocar no lugar do outro e pense o tanto que ele está sofrendo. Pense no que ele possa estar passando e no que possa estar causando este sofrimento.

red-heart-on-railway-2678657_1280.jpg

Ao menor sinal faça de tudo para conseguir convencer a pessoa que ela precisa de ajuda. Se for o caso leve ela a um especialista. Muitas vezes elas não conseguem ir sozinhas. O sofrimento é tanto que ela não consegue sair de casa e com a sua ajuda e de vagar muitas vezes dá resultado. E saber que você pôde ajudar alguém dessa situação não tem preço.

Esta campanha já existe aqui no Brasil desde 2014 porém, nunca foi muito divulgada. Este ano as cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza ( CE), Porto Alegre (RS), Laguna (SC) e Brasília (DF) enfeitaram alguns de seus monumentos com luzes amarelas para simbolizar a campanha. Podemos citar o Cristo Redentor e o Congresso Nacional como exemplos.

Os motivos que podem levar uma pessoa a cometer suicídio são muitos. Muitas vezes as pessoas mascaram o seu problema por medo, vergonha ou qualquer outro motivo. E os casos de violência seja ela sexual, moral ou familiar quem crescendo a cada dia. Que passa por algum tipo de abuso nem sempre procuram ajuda pelos motivos citados.

stop-child-suicide-2370446_1280.jpg

Não é regra que uma pessoa que tentou um suicídio mal sucedido venha tentar de novo, mas é um caso em que mereça um acompanhamento especial, aliás é aí que ele mais precisa de nossa atenção. É nesta hora que um especialista é necessário. Ele vai reverter este caso para que o outro saia dessa situação de sofrimento.

Nestes casos não adianta vir com aquele discurso pronto de que Deus é maravilhoso e a vida é maravilhosa. Esta pessoas querem e  precisam serem ouvidas. Seja um ombro amigo capaz de se aproximar delas é ouvi-las sem julgamentos, sem críticas. Faça com que ela confie em você e aceite a ajuda de um profissional.

Lhe dê carinho e atenção. Isso é muito importante nesta hora. Mas faça de verdade, não seja falso, seja amigo. Se você não for capaz nem tente. Não adianta fazer uma coisa na frente e por trás sair falando mau. Seja consciente e deposite só energia positiva sobre quem está precisando.

Vamos ser mais solidários e dar mais amor ao seu próximo. Os ensinamentos de Jesus Cristo é a caridade é o amor ao próximo. Vamos seguir estes ensinamentos. Hoje em dia as pessoas estão carentes disso. Isso vai fazer bem não só ao outro, mas a você também.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Setembro Amarelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s