Timidez: quando ela passa a ser um problema de verdade

fear-299679_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Vamos falar um pouco sobre timidez, que é o medo de um indivíduo diante de outra pessoa desconhecida ou de situações novas. Este sentimento de medo não pode ser deixado de lado, ele tem que ser administrado.

Em algum momento de nossa vida já fomos tímidos, pelo menos a maioria de nós, ou somos até hoje. Timidez não é doença, mas quando é demais deve sim ser tratada. Muitas vezes nos fechamos e este fechamento pode ser confundido com ser tímido. Todo fechamento tem uma causa e esta causa tem que ser tratada.

A timidez na maioria das vezes é um escudo para nos proteger ou não nos machucarmos. Mas ele pode a vir ter um efeito contrário também. Um tímido é desconfiado, inseguro e acha que não vai conseguir agradar por exemplo.

steps-2626326_1280.jpg

Na maioria das vezes a timidez é simplesmente uma forma de ser da pessoa, tendo suas peculiaridades e características. Ela também pode se evoluir e proporcionar o autoconhecimento o que é muito bom. Se autoconhecer é fundamental para todos nós e nos trás um bem estar enorme.

Por outro lado, quando se é tímido na infância, pode vir a se tornar muito mais tímido na idade adulta. Muitas vezes estas pessoas têm dificuldade em falar em público, isso acaba gerando ansiedade a estas pessoas e também faz com que cause algum desconforto como: suar frio ou começar a tremer as pernas.

Ser tímido não é hereditário ou seja, não passa de pai para filho. Ela vai mesmo é da personalidade de cada um. O que pode acontecer é estar influenciado ao temperamento do pai e do filho. A timidez está mais ligada às interações sociais a qual tivemos. O que devemos levar em consideração são os aspectos e a nossa evolução para poder entender de onde vem esta timidez.

Todo mundo está sujeito à exposição de alguma maneira não é mesmo? Porém, para quem é tímido, isso pode se tornar um problema. Se expor significa se sujeitar as suas habilidades e competências a julgamento de outras pessoas. É aí que os medos deles se afloram mais ainda.

A época na qual temos mais medo de sermos avaliados, julgados, criticados é na adolescência e na juventude. Neste período eles ficam mais sensíveis. É nesta época também que ficamos menos compassivos e mais desrespeitosos, fazendo com que experimentemos uma sensação de vulnerabilidade e pode nos levar a outras experiências futuramente.

model-2614569_1280.jpg

Ser tímido é um traço da personalidade humana que não deve ser visto como um problema – desde que não esteja te atrapalhando em tudo o que faça. A timidez passa a ser um problema quando:

  • causar grande mal-estar psicológico;
  • nos impedir de alcançar nossas metas profissionais;
  • medo de trabalhar em equipe estiver lhe prejudicando;
  • nos impedir de pedir ajuda quando precisamos dela;
  • quisermos conhecer uma pessoa e nossa timidez nos impede de fazê-lo.

Nestes casos acima, o melhor a fazer é procurar um Terapeuta para ajudar a desbloquear as barreiras que estejam te prejudicando. Pessoas tímidas muitas vezes, passa por antipáticas, mas como o dom do ser humano é julgar antes de conhecer aí dá este mau entendido. Muitas vezes são pessoas simpáticas e agradáveis.

Quem é tímido tem que ter consciência de que isso não é um problema e quando ele perceber, vai começar a sentir menos pressão psicológica. As coisa fluirão melhor e de forma mais natural.

Uma personalidade introvertida muitas vezes não consegue se expressar direito, mas consegue estabelecer um relação de cordialidade e não é porque não é uma pessoa expansiva que não sabe se relacionar. Tudo é uma questão de oportunidade.

chair-2494705_1280.jpg

O que pode ser feito para ajudar a você deixar de ser tímido? 

Fazer uma reflexão de tudo aquilo que te angustia, aprender a controlar a ansiedade e o estresse – uma boa alternativa é aprender a controlar a respiração e procurar alguma técnica de relaxamento. Não dê muita importância quando as coisas não derem muito certo – pense que isto pode acontecer com qualquer um. Quando for fazer a sua primeira apresentação em público, procure aqueles amigos mais íntimos – aqueles que tenha certeza que vão te dar a maior força. E para finalizar, procure sempre falar em um tom de voz agradável, com uma boa pronúncia, sem gesticular muito.

O que nos causa o incômodo pode sim ser melhorado com o passar do tempo. Mas ser tímido para algumas pessoas pode ser considerado um charme a mais, um qualidade que encanta. A timidez pode ser vista também como um outro estilo de comunicativo e social.

Procure se aceitar mais do jeito que você é e não com que os outros pensam de você. Seja feliz do seu modo sempre.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

Anúncios

5 comentários sobre “Timidez: quando ela passa a ser um problema de verdade

  1. Excelente texto. Eu me considero uma pessoa tímida, já fui mais durante a minha adolescência, depois que eu comecei a trabalhar consegui desenvolver bastante. Apesar da evolução, ainda sou tímida e sinto que muitas vezes isso me prejudica. No meu antigo trabalho tive problemas com o meu chefe por conta da timidez e tenho pavor de falar em público (na escola tive experiências horríveis por causa das apresentações de trabalho).
    Sinto que devo procurar uma espécie de terapia, não tenho uma timidez excessiva, mas ela me atrapalha muito, principalmente na área profissional.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s