Ipê: a árvore símbolo do Brasil

yellow-flower-1045935_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Eu estava viajando e cheguei ontem à noite e no escuro não dá para reparar nada no nosso quintal não é mesmo? E hoje pela manhã quando eu abro a janela do meu quarto, me deparo com um lindo pé de Ipê Amarelo que fica no quintal vizinho mas na divisa com a minha casa e daí resolvi escrever sobre esta que é considerada a árvore símbolo do Brasil.

O ipê é uma árvore do gênero Handroanthus e pode atingir até 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro. Sua floração amarela começa no mês de agosto. Aqui em Brasília pode se ver várias árvores de ipê em várias cores e ela nunca florescem juntas. A cidade fica linda apesar da seca desta época do ano.

ipe-2580477_1280.jpg

Sua frutificação vai de setembro a fevereiro (depende muito da região) e sua reprodução começa em três anos. Além de ipê-amarelo, ele também é conhecido aqui no Brasil como: aipê, ipê-do-cerrado, ipê-pardo, ipê-da-serra, entre outros. Seu nome científico é Handroanthus albus.

Além do ipê amarelo, ainda existem o rosa, o roxo, o branco. O ipê é uma árvore que encanta a todos que a vê, não tem como não se apaixonar por ela. Suas cores vibrantes, sua imponência diante da natureza e pode ser encontrada em todo o território nacional.   Além do Brasil, também pode ser encontrada em parte da Argentina e do Paraguai.Foi no ano de 1961 que o Presidente Jânio Quadros declarou o Ipê-amarelo como a flor símbolo nacional. Seu nome deriva do tupi e significa “árvore cascuda”. Apesar de ser uma árvore que pode ser encontrada em todo o Brasil, ela pode mudar de nome dependendo da região que estiver.

tree-2206346_1280.jpg

No norte, leste e nordeste é conhecida como pau d’arco herança dos índios onde a árvore era utilizada para fazer arco e flecha; no Pantanal, se chama peúva que vem do tupi: árvore casca e nas regiões de Minas Gerai e Goiás é conhecida como ipeúna. Existem dez espécies diferentes de ipê e cada uma dela possui uma cor diferente.

O ipê é encontrada principalmente em florestas tropicais mas também, pode ser encontrado no Cerrado e na Caatinga. O mais comum deles, são os ipês amarelos. O roxo pode ser encontrado principalmente nas regiões centro-oeste, sudeste e sul; já o branco, é mais encontrado nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Todas elas são da família das Bignoniáceas e a maioria mede entre 7 a 15 metros de altura.

tree-1247687_1280.jpg

 

Seu desabrochar acontece geralmente durante o inverno e o princípio da primavera. Enquanto mais frio e seco, mais intensa será a sua floração. O ipê é da espécie caducifólia, um tipo de planta que precisa do processo de evaporação das folhas para não perder água. Esta árvore atrai muitos animais e insetos polinizadores como os beija-flores e as borboletas.

A árvore do ipê é um espetáculo à parte que pode ser encontrada até nas grandes cidades. Se tiver alguma perto da sua casa desfrute de sua beleza.

Um beijo

Anúncios

6 comentários sobre “Ipê: a árvore símbolo do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s