Estilos de aprendizagem: você sabe qual é o seu?

writing-336370_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vou falar sobre os diferente estilos de aprendizagem. Nossa forma de aprender funciona de formas diferentes, de pessoa pra pessoa. Ninguém aprende do mesmo jeito. Uns são mais visuais, outros mais auditivos e outros mais cinestésicos.

Os visuais aprendem só vendo, os auditivos como o próprio nome diz, aprende ouvindo e já os cinestésicos precisam praticar para aprender determinado assunto ou uma experiência prática para aprender ou ainda quando escreve o que o professor ou palestrante está falando.people-2557399_1280.jpg

 

Não adianta forçar as pessoas a aprenderem de outra maneira que não seja aquela em que ela sente maior facilidade como por exemplo um visual fazer com que aprenda com audiobooks, vai ser quase impossível porque este não é o método mais compatível com o seu perfil que é a imagem.

Todos nós temos uma porcentagem de todas elas mas, apenas uma vai se destacar mais e facilitará na hora de estudar. Uma delas vai influenciar os resultados do aprendizado. Por isso é muito importante prestar atenção nestas coisas para você não ficar perdendo muito tempo com os estudos.

laptop-2557572_1280.jpg

Para saber identificar qual o seu perfil e as principais características vou citar alguma delas de acordo com o estilo de aprendizagem que são:

  • Visuais: estes trabalham com símbolos, com formatos diferentes e com cores para destacar alguns pontos relevantes.
  • Auditivos: trabalham com a informação através da fala, usando perguntas como parte importante do aprendizado.
  • Cinestésicos: eles trabalham para conhecer os conceitos na prática, para eles o aprendizado através das atividades reais são mais fáceis.

Caso você ainda não tenha percebido o seu estilo de aprendizagem, existem no mercado alguns testes que vão te ajudar a descobrir. Estes testes são feitos através de perguntas que vai te direcionar de acordo com a resposta dada

Cada estilo de aprendizado geralmente te leva a um tipo de profissão diferente como por exemplo: visual – arquitetura, artes, fotografia, etc; aditivo – músico, compositores, cantores, etc;  cinestésicos – esportes, atuação, dança, etc.

laptop-2562210_1280.jpg

As técnicas de aprendizagem usada por cada um também vai ser distinta e compatível com cada um como: usar cores, gráficos e visualizar o conteúdo são algumas técnicas usadas pelos visuais, usar músicas, rimas e estudar em voz alta são algumas das técnicas utilizadas pelos auditivos e fazer visita de campo, fazer simulações e usar exemplos são algumas técnicas usadas pelos cinestésicos.

Como se pode ver tudo vai ser diferente no modo de estudo ou no tipo de profissão um vai trabalhar mais o espaço, o outro vai questionar mais e outro vai preferir utilizar os sentidos. Nós podemos ser diferentes nas hora de estudar e nos expressar, mas no final, todos nós nos entendemos na maneira de agir ou se explicar.

Eu sou mais cinestésica e você? Qual o seu estilo de aprendizado? Me contem.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Estilos de aprendizagem: você sabe qual é o seu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s