O que as dores tem a ver com o seu emocional?

cervical-2441707_1280.jpg
Olá meus queridos!!
Vocês sabiam que o seu estado emocional diz muito sobre você? Os especialistas comprovam que as inseguranças, os medos e as sobrecargas do dia a dia é capaz de deixar seu corpo com muitas dores.
Já reparou que depois de um dia exaustante e cansativo você começa a sentir dores como: dores nas costa ou dores de cabeças? E você já parou para pensar que estas dores pode ser de fundo emocional? Depois de um dia cansativo nos sentimos pesados e muitas vezes duros dos ombros pra cima e isso pode vir a acarretar muitas dores.

back-pain-2402708_1280.jpg

Nosso corpo é muito vulnerável tanto a parte física, quanto a mental ou emocional. Uma não está separada da outra e isso mexe muito com o nosso corpo e as nossas emoções e vice e versa. O que afeta um sempre vai afetar o outro porque o nosso corpo é um sistema único segundo os especialistas.

Quando sentimos dor é porque há alguma coisa de errado, de que alguma coisa não vai bem com o nosso corpo. Seria mais ou menos como o painel de carro que nos mostra de tem alguma coisa acontecendo nos mostrando o problema a tempo de corrigirmos. Assim também é o nosso corpo ele nos dá vários sinais quando existe um problema com ele.

As doenças podem ter diversas origens como as causadas por vírus, por bactérias ou pela poluição por exemplo. Mas para saber a gravidade só procurando um médico. Processos com estresse em que os músculos ficam tensos, as dores são inevitáveis. A tensão aumenta o cortisol no sangue e isso faz com que se altera o ritmo cardíaco e ainda altera nosso organismo de forma geral.

massage-389716_1280.jpg

Geralmente as pessoas com alguma alteração emocional e com depressão tendem a manter a postura errada o que faz com que dê dores musculares. Este tipo de dor é diferente de um trauma físico pois ela está relacionada a alterações hormonais e a erro postural. Ele também envolve as células do sistema imune, o que leva a vasodilatação (vascular), aumento do permeabilidade vascular (leva a edema), aumento da pressão do tecido (o qual leva a dores).

Estas dores se manifestam na região cervical, torácica e lombar (estas três as mais afetadas). Isso se dá, devido à coluna que é a responsável pela sustentação do corpo o que faz com que tudo se sobrecarregue sobre as costas. Outro músculo que também é afetado é o psoas (liga a coluna às pernas) que é chamado de “músculo da alma” pela medicina oriental.

 As tensões emocionais podem ser provocadas por diversos fatores como: trabalho, família, vida pessoal, entre outros. As diversas mudanças que passamos ao longo da vida acarretam sofrimento que são capazes de criarem dores. Dependendo do tipo de sofrimento a tensão é tão grande que a pessoa fica tesa e isso vai lhe provocar dores.
Dependendo do seu estado emocional e os motivos que os levaram a desencadeá-los, as dores podem ser diferentes. Podem aparecer além das dores nas costas, dores como:
  • Dores de cabeça – no caso de preocupação);
  • Dor no pescoço ou na nuca – em casos de conflitos com a razão e os sentimentos;
  • Dor nos ombros, na lombar, nas mãos – em casos de medo, insegurança, timidez, etc;
  • Dor nas articulações – em casos de medo e tristeza, rigidez de pensamentos, inflexibilidade, entre outros;
  • Dor muscular – em casos medo, raiva, conflitos existenciais, entre outros;
  • Dor de estômago – nos casos de mágoa, raiva, nervoso, etc; entre outras dores.

massage-2441741_1280.jpg

As formas de tratamentos são as terapias, fisioterapia, tratamento com médicos, entre outros procedimentos. São várias as abordagens terapêuticas e médicas para estes casos. No tratamento médico pode ser usado analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos, anticonvulsivantes ou opióides – vai depender do tipo de dor. As atividades físicas podem ajudar muito no tratamento e na recuperação, mas é importante que seja supervisionada por um profissional da área.

Podem ser feitos ainda tratamentos com acupuntura, fisioterapia, massagem. Tudo que vai fazer você relaxar para ajudar a aliviar as dores. A terapia entra para ajudar conter as emoções, a adaptar e aceitar (ou reverter) os quadros de medo, de insegurança ou seja, todos os seus conflitos internos.

Então, não deixe de procurar ajuda. Hoje em dia o SUS já está aceitando o que chamamos de Terapia Alternativa ou Terapia Holística. Esta por sua vez vem dando resultados magníficos com suas técnicas. A Psicanálise em conjunto com a Terapia Holística vem dando grandes resultados em vários tipos de problemas causados pela mente.

Sentir dor é muito ruim em qualquer situação, então não deixe de procurar ajuda.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

Anúncios

5 comentários sobre “O que as dores tem a ver com o seu emocional?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s