Rosa: a flor símbolo dos apaixonados

rosa-2574753_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vamos falar sobre a rosa, uma flor linda que todos nós gostamos muito (pelo menos 90% das mulheres) e é a flor símbolo da perfeição, do amor, do coração, da paixão, da alma, do romantismo, da pureza, da beleza, da sensualidade e do renascimento.

Ela é uma das flores mais popular do mundo e cultivada desde a antiguidade. A primeira rosa floresceu pela primeira vez há 5.000 anos em um jardim na Ásia. Segundo a mitologia greco-romana, ela está associada à Afrodite que é a deusa do amor e da beleza. Por este motivo, a rosa simbolizava a fertilidade e até mesmo a virgindade.

Diz a lenda que uma flor branca ficou vermelha depois que Adônis foi atingido por Afrodite (que era a sua amada) e transformou a cor das rosas ao picar-se num espinho. Por este motivo a rosa passou a simbolizar também a regeneração.

rosa-2362035_1280.jpg

A rosa é um arbusto ou trepadeira, com folhas simples partidas em 5 ou 7 lóbulos, possui 5 pétalas, vários estames e um ovário ínfero, seus frutos são pequenos e geralmente vermelhos. Existem mais de 100 espécies e milhares de variedades. As flores sofreram modificações durante séculos com os cruzamentos fazendo com adquirissem características como: muitas pétalas, aroma mais forte e cores variadas.

Sua variedade de cores é muito grande e cada uma tem uma simbologia diferente como por exemplo:

  • Amarelas: significa amor por alguém que estar a morrer ou amor platônico ou simplesmente uma amizade;
  • Azuis: significa amor eterno e verdadeiro, raro, forte;
  • Brancas: significa reverência, segredo, inocência, pureza e paz;
  • Cor-de-rosa: representa gratidão, agradecimento;
  • Vermelha: paixão, amor, respeito, adoração.

flower-973192_1280.jpg

Apesar da simbologia, universalmente a rosa representa o amor e a união. É formosa e bela e de um perfume delicioso. O desabrochar de um botão simboliza o segredo e o mistério da vida.

Acredito eu que a rosa vermelha seja a mais vendida, devido à sua beleza e imponência e quem não gosta de receber um buquê de rosas vermelhas não é mesmo? Sua simbologia varia de religião para religião como é o caso do Cristianismo onde ela simboliza a ressurreição e no Islamismo o sangue do profeta e de seus filhos.

rosa-2363318_1280.jpg

Mas independente de simbolismo, a rosa é uma flor linda e que é sempre bom ter dentro de casa para alegrar e perfumar o ambiente. Chegar em casa e sentir um aroma gostoso é muito gratificante.

Um beijo no coração de vocês!!

 

Fonte: Wikipedia

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Rosa: a flor símbolo dos apaixonados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s