Não se cobre tanto

target-1955257_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Será que você é uma pessoa perfeccionista? Mas o que é perfeccionismo?

Perfeccionismo é um “distúrbio neurótico no qual a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho”. Uma pessoa perfeccionista nunca está satisfeita com nada que faz. Ela sempre vai conferir, reconferir tudo o que fez.

Ser perfeccionista não é qualidade e sim um defeito. O perfeccionismo, pode prejudicar e muito o rendimento e a eficácia de um trabalho. A qualidade do seu trabalho é fundamental, mas não tem a necessidade de ficar conferindo uma, duas ou cinco vezes. Isso só vai te fazer mal.

bulls-eye-1930498_1280.jpg

Existem dois tipos de perfeccionista:

  • o normal – que é quando você se esforça muito para fazer o seu trabalho muito bem feito;
  • o neurótico – que é quando você tem um comportamento compulsivo excessivo, podendo chegar a uma quantidade enorme de repetição da mesma atividade.

É muito comum um perfeccionista entrar em depressão por causa de um pequeno erro. Ele está sempre procurando ser o melhor em tudo o que faz. Vive em processo vicioso e repetitivo. O seu objetivo é ser perfeito.

target-1551491_1280.jpg

O perfeccionismo é muito confundido com o Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) por eles serem bem parecidos. Uma pessoa perfeccionista pode apresentar auto estima baixa e ainda não ter tanta confiança em si mesma, mas existem também àquelas que não apresenta esta característica. 

Mas além disso tudo, existem fatores positivos em ser perfeccionista como: são pessoas que possui grandes qualidades, seus trabalhos são normalmente os melhores e também os mais premiados. Nestes casos eles nunca fracassam.

target-1551502_1280.jpg

Por outro lado, existe ainda o aspecto negativo em ser um perfeccionista. Eles exigem de si mesmo uma carga física e emocional muito grande por sempre buscar ser o melhor em tudo. Eles repetem o que estão fazendo várias vezes até achar que ficou perfeito. O fracasso de um perfeccionista pode levá-lo à uma simples depressão e até a morte.

Eles têm uma verdade fobia de cometer algum erro. Para muitos o perfeccionismo é sinônimo de sucesso, mas pode levar a uma baixa produtividade por causa da repetição para tudo sair do jeitinho que eles querem ou seja, perfeito.

Como pode observar, ser uma pessoa perfeccionista tem seu lado bom mas também, tem um lado ruim. Vai de extremo ao outro. Então, permita-se errar, não se apegue tanto no que está fazendo. Faça direito e com atenção, mas não fique querendo que tudo sai perfeito.

Esteja sempre aberto em aceitar ajuda do outro. Não se cobre tanto para não adoecer.

Um beijo no coração de vocês!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s