Alergia Alimentar x Intolerância Alimentar: saiba a diferença entre elas

food-715539_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vamos falar da diferença entre a alergia alimentar e a intolerância alimentar. Muitas pessoas as confundem porém, elas são muito diferentes em seu sintomas. A diferença principal entre alergia e intolerância é o tipo de resposta que o seu organismo dá quando se consome algum tipo de alimento.

Alergia é causada pelo sistema imunológico quando se é hipersensível a uma determinada proteína. Já a intolerância é quando o seu organismo não possui enzimas capazes de absorver os açúcares de alguns alimentos específicos que são ingeridos.

peanuts-1276100_1280.jpg

Na alergia o organismo cria anticorpos como se os alimentos fossem um agente agressor, a resposta imunológica é quase que imediata. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e seus sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

Seus principais sintomas são:

  • Na Alergia: inchaço na garganta, nos olhos ou na língua; coceira, manchas na pele; enjoo; vômito; diarreia; dificuldade de respirar.
  • Na Intolerância Alimentar: dor no estômago, inchaço na barriga, gases em excesso, vômitos, diarreia, sensação de queimação na garganta.

A intolerância alimentar é mais comum e pode afetar qualquer pessoa mesmo sem haver algum histórico familiar. Já a alergia alimentar é um caso mais raro de acontecer e pode ser hereditário, onde várias pessoas da mesma família apresentam os mesmo sintomas.

cheese-2368695_1280.jpg

Mas tanto nos casos de alergia quanto nos de intolerância é necessário que se retire o ou os alimentos que estejam te fazendo mal e também todas as receitas que são preparadas com estes alimentos que não vão te fazer bem.

Os alimentos mais comuns que podem evitar alergia alimentar são: amendoim, frutos do mar, ovos, corante e conservantes, etc. E os alimento mais comuns que podem causar a intolerância são: leite de vaca e seus derivados, alimentos que possuem glúten (como o pão), nozes, entre outros.

bread-1319583_1280.jpg

Em alguns casos não é possível identificar quais os alimentos está provocando a alergia ou a intolerância, porque seus sintomas variam de organismo para organismo. Para saber com exatidão é preciso fazer um teste de alergia com um Dermatologista ou um exame específico indicado por um Gastroenterologista para identificar se é intolerância.

Procure se cuidar sempre. Se é para eliminar o alimento da sua dieta, elimine-o. Fazendo isso, você verá o bem que você estará fazendo para a sua saúde e para você mesmo. É muito ruim sentir algum tipo de desconforto seja ele de um processo alérgico ou de intolerância. Eu tenho tanto alergia a alguns alimento e intolerância à lactose e posso falar bem como é ruim quando eu como alguma coisa que eu gosto muito e não posso. Vai por mim que você vai se dar bem.

Um beijo no coração de vocês!!

Fontes nos sites: Pinterest e Tua Saúde

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s