Orégano e seus benefícios.

oregano-321037_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Hoje vamos falar de uma erva muito utilizada por pizzaiolos que é o orégano. Aliás é uma delicia e pode ser usado no preparo de vários pratos, não só em pizzas. É uma erva aromática muito usada também na cozinha mediterrânea. Antigamente ele era usado na fabricação de alguns medicamentos.

O orégano pode ser utilizado nas versões fresca e seca. Ele dá sabor e roma aos alimentos. O orégano é considerado um condimento e apesar de ter as opções fresca e seca, a versão mais utilizada ainda é a seca.

Existem vária espécies de óregano e são nativas do Mediterrâneo e usadas em temperos. Porém, não é só como tempero . O orégano também é utilizado na composição dos óleos essenciais, que é indicado no tratamento de doenças causadas por fungos. Ele é antioxidante (previne o envelhecimento da pele), possui propriedade antimicrobiana e ajuda a preservar os alimentos.

oregano-790702_1280.jpg

A culinária italiana usa muito orégano em seus pratos e seu sabor inconfundível acaba se tornado insubstituível. Ele pode ser usado na preparação de molhos, em vegetais refogados, na preparação de carnes, etc. Assim como o manjericão (que também é muito usado pelos italianos).

Aqui no Brasil, devido a influência dos imigrantes italianos, o orégano também é muito usado, principalmente na culinária. Outros países como Portugal, Espanha, França, México e Grécia também usam orégano na preparação de seus pratos,só que em menos quantidade do que na Itália.
tomatoes-1110598_1280.jpg

Além da culinária, o orégano trás muitos benefícios para a nossa saúde. Por ser uma erva muito popular, poucas pessoas sabem de seus outros benefícios. Há milhares de anos, o oréganos já vem sendo usado na medicina alternativa. Seu nome científico é “Origamum vulgare”.

Dentre os seus benefícios podemos citar:

  • Ajuda a prevenir a gripe – fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a desintoxicar o corpo – fonte de manganês, cálcio, ferro, vitamina K, fibras e outros nutrientes;
  • ajuda a fortalecer os ossos – previne a osteoporose;
  • é bom para o coração – rico em potássio que ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos;
  • ajuda a diminuir a cólica menstrual – além disso, ainda contribui para a regulamentação do ciclo menstrual e a prevenir a menopausa precoce;
  • ajuda na digestão, entre outros.

Especialistas atestam os benefícios do orégano para o nosso organismo. Ele é estimulante e ajuda em casos de perda de apetite, gases, é expectorante – ajuda em casos de bronquite e asma -, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

É recomendável que o orégano seja consumido ao longo da vida e com frequência, associado a vegetais. Ele também pode servir como um coadjuvante no tratamento de doenças como a disbiose intestinal ( um desequilíbrio da flora intestinal) e a candidíase.

spice-235219_1280.jpg

Pode-se ainda fazer uso do chá de orégano – os mais antigos usavam muito. O chá ajuda a tratar problemas como: tosse, dor de cabeça de origem nervosa, irritação, alivia enjoo causado quando se está no mar, insônia, estresse, cansaço, febre e dores reumáticas. Se usado externamente, ajuda a combater a celulite e tem ação diurética que ajuda na diminuição da retenção de líquidos.

Como pode-se ver os benefícios desta erva são inúmeras. Mas não passando os sintomas procure um médico.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Orégano e seus benefícios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s