Sopa a comida saudável do inverno.

potato-soup-2152254_1280.jpg

Olá meus queridos!!

O inverno chegou e este ano está muito mais frio que no ano passado. E nada melhor que nestes dias mais gelados do que uma sopinha não é mesmo? Pois bem, elas além de sudáveis ainda ajuda no emagrecimento.

A sopa é uma refeição leve e que ajuda a esquentar o corpo nesta época do ano. Ela também possui vários benefícios para a saúde. Rica em vitaminas, minerais, fibras e água. Além disso, seu valor calórico é baixo. Portanto, é uma alimentação muito saudável.

soup-1503117_1280 (1).jpg

Como atuam cada componente desta alimentação:

  • Vitaminas – é importante para o funcionamento de todo o corpo;
  • Minerais – também ajuda no funcionamento do corpo todo;
  • Fibras – ajuda a diminuir o colesterol e a glicose no sangue e também ajuda o intestino a funcionar melhor;
  • Água – evita desidratar e ajuda os rins a funcionar melhor.

Mesmo sendo uma comida leve, a sopa pode se tornar uma bomba calórica com os acompanhamentos como: queijo ralado, creme de leite, bacon. O ideal é polvilhar gergelim, linhaça, salsinha e cebolinha ( coentro para quem não gostar de salsa). Evite as sopas industrializadas, elas são ricas em sal e em calorias e pobre em vitaminas.

bowl-1846138_1280.jpg

Procure fazer uma sopa com bastante legumes variados porque enquanto mais cores ela tiver mais vitaminas e minerais você vai estar ingerindo. Outra dica é não cozinhas demais para não perder as fibras. Acrescente carne ( vermelha ou branca), ela é uma ótima fonte de proteína. Para quem é vegano ou vegetariano talvez a carne de soja.

Os caldos podem ser uma ótima opção também para os dias mais frios. Eles podem ser servidos como entrada ou ser um substituto da salada porque o caldo ajuda a diminuir a fome. Mas nada impede que ele também seja consumido como prato principal. E como sua base é legumes e verduras, são ricos em vitaminas e minerais.

Tanto as sopas quanto os caldos possuem uma variedade de sabores. No caso das sopas tem as só de legumes, a com legumes e carne, de abóbora, de alho poró, etc. Os caldos tem o verde, o de feijão, o de frango ( na minha terra se chama Caldo de Pinto), entre outros. Mas vale lembrar que a sopa é menos calórica que o caldo.

tomatoes-1822185_1280.jpg

Quem gosta de fazer estas dietas malucas tem que tomar muito cuidado, mesmo se for a dieta da sopa, porque ela diminui o peso e não a gordura corporal e por este motivo, se você voltar a comer engorda tudo de novo ou até mais. O ideal é ter uma dieta balanceada, utilizando a sopa em apenas uma refeição. A reeducação alimentar é sempre o melhor caminho.

Enquanto mais fresco for o alimento utilizado na sopa mais sudável ela será. Então procure sempre fazer a sopa no mesmo dias que for à feira. Assim você vai aproveitar mais as vitaminas dos vegetais. Também procure fazer com pouca gordura e sal o suficiente, pois ele aumenta a pressão arterial.

Uma boa sopa é uma delícia nestes dias frios não é. Escolha o sabor que você mais goste e bom apetite.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Sopa a comida saudável do inverno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s