Aromaterapia: uma técnica muito usada para te trazer bem estar.

scent-1431053_1280.jpg

Aromaterapia é uma palavra que significa terapia com odor agradável ou tratamento com odores agradáveis. É uma terapia que busca o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual através dos óleos essenciais. Ela leva em consideração vários aspectos individual de cada um e pode ser combinado com diversos tratamentos convencionais.

Sua indicação vai de problemas como dores musculares e de cabeça, má digestão, ansiedade, indisposição, insônia, desânimo, entre outros. Os óleos essenciais usados na aromaterapia, podem ser administrados através de massagens, compressas, cremes, óleos corporais e aromatizadores de ambiente.

lemon-906141_1280.jpg

A aromaterapia hoje em dia é muito usada na Terapia Holística para ajudar a aliviar várias doenças e também no relaxamento. A lavanda é o aroma mais utilizado por ser calmante e relaxante. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não só como um estado de enfermidades, mas como um completo bem estar físico e mental também.

A avaliação do lado psíquico vem crescendo muito e com esta época de agitação em que estamos vivendo, ela cresce a cada dia. Nossas inquietudes, pressa, ansiedade, incertezas, etc são fatores que nos levam ao cansaço às vezes extremos e ao sofrimento psicossomático.

É importe salientar que um ambiente saudável pode influenciar muito no nosso bem estar e na nossa saúde também. A natureza tem um poder sobre a gente que nem mesmo nós imaginamos e nos beneficiar dela através dos aromas é muito gratificante e prazeroso. Estes aromas vai ajudar a trazer equilíbrio para a nossa mente.

flower-2222218_1280.jpg

Um ambiente aconchegante vai atuar como um agente para a nossa saúde e é nele que vamos encontrar um abriga favorável para uma habitação saudável. A OMS nos alerta para estas condições onde ela pode nos levar à diminuição da capacidade de trabalho e da perda de produtividade.

Você já parou pra pensar o porquê de sentirmos bem em certos ambientes e em outros não? Isso vai muito da energia que aquele lugar carrega. Se a energia é boa o ambiente também será bom e vice versa. Esta é uma condição que pode nos influenciar em vários aspectos como: insonia ou sono de mais, inquietação, fadiga, corpo mole, um peso na nuca ou nos ombros, etc.

Existem várias coisas que podemos fazer para amenizar estes sintomas e um deles é a aromaterapia. As essências florais vão promover a harmonia individual ou em grupos. Ela vai fazer com que a energia circule e nos casos de lugares “carregados” é capaz de limpar estes ambientes, ajuda a disseminar os medos e ajuda também a melhorar a qualidade do sono. Mas como pode ser usado? Pode borrifar na casa toda ou em alguns lugares, usar como difusor ou borrifar debaixo do travesseiro.

lighting-1104205_1280.jpg

O óleos essenciais utilizados são compostos que são extraídos de plantas aromáticas através de métodos de destilação, expressão à frio ou enfloragem e pode ser extraído também de raízes, tronco, galhos, resinas, folhas e flores. Estes óleos apresenta uma concentração 100% natural, altamente voláteis e com propriedades curativas. Estas propriedades variam conforme o tipo de planta usada, pois cada uma possui um efeito diferente como por exemplo: uma pode acalmar e a outra estimular.

Existem várias essências mas vou citar algumas e para que servem

  • Lírio: ajuda a promover o equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo, entre o saber, o ouvir e o falar, propiciando um bom entendimento entre as pessoas do local, permitindo a elevação do padrão vibratório do grupo e do ambiente;
  • Orquídea: para pessoas conformadas com a própria adversidade, que se sentem incapazes de dar um novo passo na tentativa de alterá-la. Também ajuda que sofre com fadiga constante, monotonia na expressão facial e rigidez nas expectativas, para pessoas frustradas e desvitalizadas e ainda para resgatar a energia e a alegria de viver;
  • Erva Cidreira: boa em casos de estados temporários de extrema angústia e melancolia, pessoas que se encontram na escuridão interna; no limite máximo de suas forças, serve ainda para ser usado quando houver desespero insuportável e a pessoas que não enxergam nenhuma luz ou nenhum caminho para sair da escuridão; sentindo o futuro escurecido. Também é útil quando a distância se instala nos sentimentos, no sentido do coração;
  • Sálvia: indicado em caso de sentimentos de fracasso, hesitação e complexo de inferioridade e quando a insegurança estiver presente. Ela ajuda a trazer de volta a esperança e a alegria de viver;
  • Cedro: ajuda a promover a harmonia dos nossos sistemas para que possamos ter reação equilibrada após momentos de sofrimento nos níveis físicos, mental ou emocional, ajuda ainda a promover a conexão dos corpos físicos e sutis, fazendo circular a energia estagnada;
  • Melissa: trabalha os medos vagos de origem desconhecida. Ideal para crianças.

Existem várias outras mas por enquanto vou citar só estas, mais pra frente cito outras e suas propriedades. Esta é uma área muito vasta e produtiva. A aromaterapia vem nos trazer grandes benefícios, principalmente para o nosso bem estar.

Uma observação importante: esta técnica só pode ser utilizada por pessoas que não sejam alérgicas a nenhum tipo de aroma.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Aromaterapia: uma técnica muito usada para te trazer bem estar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s