Acne na vida adulta: causas e tratamentos.

acne-1606765_1280.jpg

A acne geralmente é um problema que começa a aparecer ainda na adolescência e vai até mais ou menos aos 18 anos de idade. Porém, em alguns casos este problema costuma persistir na idade adulta. Se você passou dos 25 anos e ainda sofre com a acne, é melhor procurar um especialista para ver o que pode estar acontecendo.

As causas da acne na idade adulta pode ter várias causas, mas ela tem tratamento. Este é um problema que abala muito a autoestima das mulheres e pode indicar um problema hormonal, estresse ou a síndrome do ovário policístico – que são cistos no ovário – e ainda alterações metabólicas.

A região mais afetada neste caso é o queixo e a mandíbula. Segundo os especialistas, a acne nas costas pode estar relacionada com a dermatite seborreica, ao uso de cremes sem enxague no cabelo, hidratantes ou filtro solares – os que são muito oleosos -, entre outros cosméticos que costumam entupir os poros.

A sobrecarga de trabalho e o acúmulo de funções, levam ao estresse que pode provocar alterações hormonais. O estresse é considerado uma doença da vida moderna e neste caso a acne também. Neste caso, além da acne, também podem surgir outros problemas de pele, aumento de pelos, queda de cabelo, alteração do ciclo menstrual, etc.

Outro caso que pode vir a dar acne, é o uso de maquiagem e cosméticos que obstruem os poros. Neste segundo caso é recomendado usar produtos oil free (que são livres de óleo). Um boa alimentação também pode ajudar. Alimentos à base de carboidratos como: pão, massas, arroz e doces em geral devem ser evitados porque pode dar acne por elevarem a insulina no organismo  e sensibilizar a pele.

woman-1585593_1280.jpg

No meu caso o grande vilão são produtos muito gordurosos, carne de porco, todas as oleaginosas como: castanhas, amendoim, amêndoa, etc. Eu tenho que evitar todos estes alimentos. Este é o meu caso, não é comprovado cientificamente que a gordura provoque acne.

A acne na idade adulta também pode vir da exposição ao sol sem usar protetor solar. É um problema muito comum no verão para quem não toma a precauções adequadas. Afeta principalmente as costas e os ombros. O verão é uma estação muito propícia para o desenvolvimento de fungos e bactérias o que facilita o aparecimento de infecções na pele, como a acne por exemplo.

Manter a pele sempre limpa é muito importante para evitar que a oleosidade. Este é o primeiro passo para se evitar a acne. Nunca durma com maquiagem, retire qualquer traço. Os dermatologistas indicam lavar a região afetada duas vezes ao dia, de preferência de manhã e de noite e usar protetor solar oil free, para evitar manchas que os produtos que tratam a acne podem causar.

O tratamento vai depender das causas a qual esta acne está relacionada. Remédios como o anticoncepcional é um ótimo aliado no combate a alguns dos problemas. Mas também, existem outros tipos de medicamentos mais novos que são muito eficazes para tratar as lesões. Segundo os dermatologistas, dependendo da gravidade do problema, o uso de antibiótico é necessário. Existem ainda aparelhos á base de luz de led para tratar a acne.

Então se você já é adulto e ainda tem acne, procure um médico que vai detectar o problema e indicar o melhor tratamento a ser feito.

Um beijo no coração de vocês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s