Insegurança: um estado emocional que pode te levar à ruína

helichrysum-362280_1280.jpg

Insegurança é um estado emocional onde uma pessoa apresenta sentimentos de inferioridade. Geralmente as pessoas inseguras, se acham piores que os outros, não se acham capazes de realizar uma tarefa, ela não se aceita. A falta de autoconfiança pode prejudica muito a vida de quem quer que seja.

 

Uma pessoa insegura possui um sentimento de incapacidade por mais que tudo lhe mostre o contrário. O medo de fracassar, da frustração, da rejeição são elementos para a insegurança. É um medo constante diante de tudo na vida. Um pouco de medo é bom por que nos afasta de situações de risco, é ele que nos faz pensar antes de agir e nos impulsiona a não praticar certas ações.

A  pessoa insegura costuma paralisar diante de certas situações. Ela sempre acha que os outros são superiores e melhores do que ela. Muitas vezes sua vida não vai pra frente por conta desta insegurança. Quem é inseguro sempre acha que o outro merece ser mais amado que ela, que nunca vai conseguir realizar um atividade melhor do que a que realiza, entre outras coisas.

helichrysum-1517114_1280.jpg

A insegurança está muitas vezes ligada a satisfações e frustrações vividas seja na infância ou na vida adulta. Os estímulos recebidos durante estas fases são capazes de interferir muito nesses sentimentos.

Um exemplo disso é o Assédio que faz com que fiquemos tão fragilizados e acabamos pensando que não somos capazes de realizar qualquer tarefa direito. A desmotivação neste caso é muito grande e você sendo desestimulado todos os dias, acaba que pense que nunca vai conseguir realizar nada. Um trauma, em qualquer idade é capaz de desencadear muitas coisas e a insegurança é uma delas.

Todos nós temos medo da rejeição e muitas vezes fazemos de tudo para que isso não acontece e às vezes sem sucesso. A probabilidade de não atendermos à expectativa da outra pessoa é muito grande. Estudos comprovam que os sentimento, os pensamentos e as emoções dos pais é transferido ao bebê durante a gestação, e se algum adulto em alguma fase de sua vida sentir algum tipo de medo, isso pode ter sido gerado ainda no útero materno.

plant-1396842_1280.jpg

O medo é um sentimento que pode te proteger, mas ele também pode te arruinar. Este é um problema que assim como os outros, também tem cura e pode ser tratado da seguinte maneira:

  • elevando a autoestima;
  • revendo suas crenças ou  sonhos;
  • questionando sua insegurança;
  • se autoconhecendo.

A autoestima em alta vai ajudar você a se enxergar, a reconhecer as suas competências e fragilidades. Ela é capaz de fazer você gostar que quem você é. Se aceito assim como é tudo se torna mais fácil e isto facilita a se sentir mais seguro como pessoa e com isso, vai ser mais tranquilo de tomar decisões e perceber que quando uma coisa não dá certo não é só por sua culpa e também muitas destas coisas também dão certo.

Se for capaz de perceber estas coisas, vai ver quantos sonhos deixou passar por se sentir incapaz. Vai perceber também o que te limita a praticar algumas tarefas é só pensar um pouco para perceber e elevar a sua autoestima. Quando se der conta esteja com a idade que estiver, sempre corra atrás dos seus sonhos.

Pensamentos positivos ajuda muito a gente a conseguir o que queremos. Nunca deixe nada a te puxar para baixo. Esteja sempre com a cabeça erguida e nada  e ninguém pode tirar isto de você. Não permita nunca que atrapalhem os seus sonhos. Seja superior a tudo de ruim que queiram te fazer com você e não permita que puxem o seu tapete.

gerbera-415833_1280.jpg

Sempre é hora de mudar e de se autoconhecer e este é o combustível que vai te ajudar a se libertar e vai te impulsionar para agir em suas escolhas. Vai te trazer uma ampla visão sobre a sua vida e seus sonhos.

Existem alguns sinais capaz de identificar uma pessoa insegura. Elas são pessoas egoístas, fica sempre na defensiva, não aceita críticas, são pessoas sensíveis, gostam de se autopromover, são muito competitivas, são ciumentas e abusivas. E para superar tudo isso, evite comparações, divida seus pensamentos, supere seus pontos fracos, divirta-se mais (leve uma vida mais relaxada) e tenha sempre o pensamento positivo pois é ele que vai te ajudar a superar todos os seus medos.

Se você for uma pessoa insegura e não for capaz de se auto ajudar, procure um especialista capaz de fazer isso por você.

Um beijo no coração de vocês!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s