Os benefícios do maracujá

passion-fruit-2327458_1280.jpg

O maracujá conhecido para ajudar a acalmar, relaxar é um fruto do gênero Passiflora muito comum nas zonas tropicais e subtropicais da América. O brasil o maior produtor e consumidor mundial de maracujá.

É uma fruta muito nutritiva e  possui alta variedade de cores, sendo as mais comuns o roxo e o amarelo. Sua elevada quantidade de nutrientes faz com que ele seja muito bom para a nossa saúde. Também tem muita fibra que ajuda na digestão e protege de algumas doenças.

passion-fruit-2327451_1280.jpg

Muito usado para fazer bolos, musses, sorvetes, sucos e chá, mas o suco ainda é o modo mais consumido. Também é conhecido como a fruta da tranquilidade. Ele possui muitos benefícios e ajudam no tratamento de várias doenças como:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • hiperatividade;
  • insônia;
  • ansiedade;
  • agitação;
  • pressão alta, entre outras.

Para auxiliar no tratamento destas doenças são usados remédios caseiros, chás ou tinturas e são usadas tanto as folhas, as flores ou o fruto. O maracujá também é usado para ajudar a emagrecer – por ter propriedade diurética –  e no combate ao envelhecimento – por conter antioxidantes como as vitaminas A e C.

É uma planta trepadeira também conhecida popularmente como a flor da paixão. Tem este nome por causa da semelhança com as cinco chagas de Jesus Cristo.

passiflora-caerulea-1433477_1280.jpg

O maracujá possui ação calmante, analgésica, sedativa e refrescante que ajuda a baixar a pressão sanguínea, relaxa os vasos sanguíneos diminui espasmos, etc. Ele pode ser usado de várias formas como chá ou infusão é recomendado usar as folhas ( secas ou frescas). Também existem os extratos e as cápsulas de maracujá. E com o fruto dá para se fazer muitas gostosuras.

O chá do maracujá além de tratar insônia, também ajuda nas dores menstruais, dores de cabeça causada por tensões musculares. Para aliviar as dores, é recomendado tomar três vezes ao dia e na falta de sono um vez por dia – de preferência à noite. As folhas secas, o extrato, a tintura e as cápsulas podem ser compradas em lojas de produtos naturais, em farmácia de manipulação e em mercados.

tropical-1501212_1280.jpg

Se o maracujá for consumido em excesso, pode dar sonolência. Pessoas com pressão baixa, deve evitar o consumo de maracujá.

Apesar de existir estudos que comprovem os benefícios do maracujá, é sempre bom procurar um médico especialista no caso de algum sintoma.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s