Inverno: uma estação que assim como as outras devemos tomar vários cuidados para a proteção da pele.

beautiful-1868701_1280.jpg

E hoje começa o inverno, a estação mais fria do ano aqui no Hemisfério Sul. E com ele vem as deliciosas comidas – como sopas e foundue, o chocolate quente, os lindos casacos – que são um charme à parte. Nesta época do ano as pessoas se vestem mais elegantes. Tiram os cachecóis e blusas de lã do armário, acende a lareira ou uma fogueira para ajudar a se esquentar. As cidades serranas passam a receber mais turistas.

O inverno começa agora de junho e se estende até setembro. A Região Sul é onde faz mais frio, principalmente na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com a temperatura chegando a ficar negativa e ocorrem geadas. Aqui em Brasília além do frio esta é a época mais seca do ano.

Com a baixa temperatura e a baixa umidade do ar a pele pede mais cuidados. É comum exagerarmos nos banhos quentes e isso ajuda no ressecamento da pele, pois faz com que remova a oleosidade natural. Este cuidado se estende tanto à pele do rosto quanto à do corpo. Banhos demorados devem ser evitados. Apesar do banho morno ou frio ser melhor para a pele, a maioria das pessoas, não conseguem tomar um banho que não seja quente nesta época.

young-woman-2239269_1280.jpg

Este clima frio e seco deixa a pele com aspecto esbranquiçado e para evitar, só uma boa hidratação. Ficamos com a pele repuxando quando esta está muito seca. O que também ajuda é uma boa alimentação  rica em vitaminas e antioxidantes e tomar muito líquido. Tanto uma quanto a outra, é muito boa para a nossa saúde independente a estação.

Uma alimentação adequada é comer legumes, frutas e verduras que são fontes de vitaminas e minerais, que ajuda a prevenir o envelhecimento. Alimentos ricos em vitamina C são os melhores para esta estação.

Alimentos como castanha, nozes e amêndoas também é recomendado pois  ão ricos em vitamina E, selênio e antioxodantes que são aliados para manter a pele bonita e saudável. A soja ajuda a melhorar a elasticidade  e a evitar o ressecamento por ser rica em isoflavonas.

girl-lying-down-2042581_1280.jpg

A ingestão de líquidos às vezes fica de lado nesta época – parece que só lembramos quando está muito quente. Este é um grande erro que cometemos. Manter esta ingestão é de extrema importância para se evitar o ressecamento da pele e também de todo o nosso organismo, pois ficamos mais debilitados no frio. Para quem tem dificuldade em tomar água, pode beber suco ou chás. A quantidade indicada é de dois litros por dia – segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O inverno é propício para se fazer vários procedimentos dermatológicos como o peelings por exemplo, que precisa que o paciente evite de tomar sol. Mesmo sendo mais frio que as outras estações, o uso do protetor solar também é muito importante.

Nesta época é muito comum aparecerem as chamada doenças de inverno que são dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose. Esta primeira é uma doença que ataca o couro cabeludo, mas pode aparecer também na face. Já a segunda pode causar asma e rinite alérgica. A terceira é uma doença crônica da pele e não contagiosa que atinge homens e mulheres. A última aparece em recém-nascidos, onde apresenta apenas o ressecamento e descamação fina ou intensa.

woman-1123645_1280.jpg

Algumas dicas para manter a pele hidratada:

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia.
  • Evitar banhos quentes e muito demorados;
  • Evitar ensaboar demais e usar buchas;
  • Usar o hidratante logo após sair do box – aquele vaporzinho que ainda fica quando desligamos o chuveiro, ajuda a penetração do creme na pele;
  • Para peles oleosas, e acneicas, usar produtos oil free nas áreas de maior oleosidade;
  • Os lábios também é uma região que resseca com muita facilidade e o uso de produtos específicos para esta área é muito importante para evitar rachaduras;
  • Nos pés a hidratação também é importante para evitar rachaduras, uma dica é passar o creme específico para esta área e colocar uma meia;
  • Usar filtro solar diariamente.

Para mais informação consulte um dermatologista, ele é a pessoa mais indicada para tirar qualquer dúvida.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Inverno: uma estação que assim como as outras devemos tomar vários cuidados para a proteção da pele.

  1. Adorei as dicas! Eu simplesmente amo o inverno, mas todos esses cuidados que citou são importantes. Eu tenho a pele ultra oleosa e mesmo assim, no inverno ela resseca um pouco. Então sempre procuro manter ela hidratada e passo balm até para dormir, caso contrário, os lábios ficam machucados pelo frio.
    Amei o post ♥

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s