Arnica: um do melhores remédios para tratar machucados com hematomas e inflamações.

yellow-flowers-1608445_1280.jpg

A arnica é uma planta da família do girassol com efeitos anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-fúngica e cicatrizante. Muito popular, esta planta ajuda a aliviar dores, inchaço e a reduzir hematomas. Ela já é usada como medicamento a centenas de anos.

Estudos indicam a eficácia de seus benefícios. Pesquisas da Universidade  Federal do Paraná – UFPR, comprovam que as substância inolina e quercitina é que dá o efeito analgésico e anti-inflamatório, fazendo com que as dores, o inchaço e os hematomas diminuam.

arnica-1220577_1280.jpg

É indicada para ajudar a cicatrizar feridas, combater hemorragias em ferimentos externos, lesões musculares, rompimento de ligamento, distensão muscular, contusão, reumatismo, entre outras.

Ela também pode ser usada no clareamento de manchas roxas – edemas e hematomas -, como repelente de insetos, trata irritações da pele e furúnculo. Nos cabelos vai ajudar no tratamento da oleosidade e da queda de cabelo e na casa pode ser usado como desinfetante de ambientes.

arnica-1194757_1280.jpg

É importante salientar que quando for usar arnica é preciso tomar muito cuidado com o sol, pois pode causar alguma irritação ou reação alérgica. O chá não é recomendado,  mas caso for fazer o uso dele,  procure orientação de um médico para saber a dose correta, pois uma super dosagem pode causar náuseas, vômitos, dores abdominais, tontura, tremores, aumento da pressão arterial, arritmias cardíaca.

A arnica pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácia de manipulação em forma de pomada e gel, e também a planta.  A primeira é usada para fazer massagem nas regiões lesionadas, o gel é usado também para massagear estas áreas, ele deixa uma sensação de refrescância.

Além do gel e da pomada, ainda tem a tintura que é feita à base de álcool e arnica e a compressa que é preparada fervendo as flores. A primeira é usada em picadas de insetos e contusões e a segunda em inflamações musculares.

six-moth-421708_1280.jpg

A arnica é um dos melhores remédios para tratar machucados com hematomas e inflamações. A forma mais usada é a tintura, que era indicada por nossos avós e ainda é utilizada até hoje para quase tudo. Como diziam os mais antigos, ela é um santo remédio.

Receita de tintura à base de arnica:

Ingredientes: 

● 100 g de folhas de arnica (secas ou frescas)
● 1/2 litro de água
● 1/2 litro de álcool de cereais

Modo de preparar e aplicar:
Misture os ingredientes, tampe e deixe descansando em local afastado da luz por 15 dias. Coe e coloque em um vidro escuro. Aplique nos locais doloridos a cada seis horas.

Apesar de todos os seus benefícios, todo cuidado é pouco e é sempre bom procurar orientação de um médico.

Um beijo no coração de vocês!!

Anúncios

2 comentários sobre “Arnica: um do melhores remédios para tratar machucados com hematomas e inflamações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s