Resiliência: a capacidade em lidar com seus próprios problemas

Resiliência é a capacidade que o indivíduo tem em lidar com os seus próprios problemas. Vencendo obstáculos e não cedendo às pressões que lhe são impostas. É a facilidade que nós temos em tomar decisões diante de atitudes que achamos corretas e ao mesmo tempo o medo que temos em relação o que esta atitude pode nos causar. Ela vem demonstrar como agimos quando estamos sob pressão.

Muitas vezes temos que superar obstáculos, adaptar à mudanças e isso muitas vezes pode ser um problema para as pessoas, ocasionando até um estresse. Estamos sempre encontrando um jeito de superar tudo da melhor forma possível. Esta tomada de decisão vai nos causar a princípio uma certa tensão, mas a vontade de vencer é muito maior do que tudo. Ela vem para nos mostrar força diante das adversidades.

butterflies-95358_1280.jpg

Uma pessoa resiliente é aquela que tem a capacidade de dar a volta por cima até nas situações mais difíceis. Geralmente nestes casos, a tendência é chorarmos e tentar fugir do problema. Porém, uma pessoa quando é forte enfrenta tudo e ainda consegue se beneficiar aprendendo  e crescendo emocionalmente.

Resiliência é geralmente confundida com resistência, que são palavras com significados bem parecidos, mas são diferentes uma da outra. Uma segura as pontas em situações de pressão (resistência) e a outra, além da pessoa suportar pressões, ainda aprende com os desafios, tendo flexibilidade em se adaptar e encontrar outras soluções.

ladybug-796481_1280.jpg

Só que ninguém é resiliente sozinho, precisa haver interação entre as pessoas. Isso é fundamental para conseguir superar os traumas. Administrar nossas emoções sozinho é muito difícil, precisamos de ajuda para isso. Mas pessoas resilientes conseguem captar um mínimo sinal que vai promover sua autorregulação e reorientar o seu comportamento.

Para aumentar sua resiliência, é preciso seguir algumas regrinhas que são:

  • se comunicar mais, ser assertivo;
  • manter ligação com pessoas positivas;
  • aceitar as mudanças;
  • persistir em seus objetivos;
  • procure tomar decisões com determinação e positividade;
  • procure se conhecer melhor;
  • seja sempre positivo – procure estimular este seu lado;
  • procure ter um futuro mais feliz.

O mercado de trabalho está cada vez mais buscando pessoas assim. Mas também, as empresas buscam ser uma organização resiliente, sendo capaz de enfrentar crises e sair fortalecida dela.

tulip-2141216_1280.jpg

Esta é uma característica onde adquirimos com o tempo, nós não nascemos com ela. É o resultado de vários fatores tanto internos quanto externos, isso é que vai ajudar a dar mais sentido à própria vida. Assim como, ajudará a estabelecer o rumo que deverá tomar em relação a seus objetivos e projetos.

Ter força de vontade e ter a cooperação de um profissional competente é muito importante para uma pessoa se tornar resiliente. A ajuda deste profissional pode ser um caminho para se tornar mais tolerante, otimista e respeitar seus próprios limites. Fortalecendo a sua estrutura emocional.

Não podemos esquecer que o amor de quem nos cerca assim como do grupo em que está inserido, é fundamental para nos tornarmos pessoas mais fortes em certas situações. Sem amor não chegamos a lugar nenhum.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s