Junho o mês das Festas Juninas pelo Brasil

fasta-1732297_1280.jpg

O mês de junho chegou e com ele vem as tradicionais Festas Juninas. Esta é uma festa típica brasileira e que é festejada se não em todos, em quase todos os estados. É uma das festas mais populares, só perdendo para o Carnaval.

Mesmo sendo uma festa popular, ela sofre grande influência do catolicismo e há uma forte associação com santos como: Santo Antônio, São João e São Pedro. Estes santos são os “verdadeiros donos da festa”.

A festa junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época da colonização. É uma festa de origem francesa e que os brasileiros foram deixando com a sua cara. E hoje em dia tem a proporção que tomou.

farm-girl-1509198_1280.jpg

É uma festa composta de danças, músicas e comidas típicas, fogueira, bandeirinhas e balões, o que a torna alegre e colorida. As cores vibrantes é outra característica da Festa Junina, não só na decoração, mas também nas roupas.

Existem ainda algumas brincadeiras que são: a subida no pau-de-sebo para pegar uma nota de dinheiro que fica lá no topo, o correio elegante onde o rapaz deixa um recado para a sua amada ou paquerinha, o casamento caipira ou do jeca, entre outras.

Comida e Bebida Típica:

Barraquinhas com comidas típicas são muito comum de encontrar  e os produtos utilizados para preparar as guloseimas são praticamente os mesmos. Podemos comer milho cozido, pipoca, canjica doce, pamonha, bolos, etc.

Tem ainda outras gostosuras, com nomes bem peculiares como: maçã do amor, pé-de-moleque, mané pelado (bolo de mandioca), cachorro quente e outros. Além das comidas também tem as bebidas típicas nesta época do ano. Podemos consumir o tradicional quentão e o chocolate quente ou choconhaque.

corn-2251499_1280.jpg

Decoração:

Na decoração são usadas muitas cores para confecção de bandeirinhas e dos balões. Ainda tem as fogueiras e os fogos de artifícios para alegrar o ambiente que já é contagiante. Estandartes com fotos de santos também são muito comuns.

O charme desta festa é a decoração. Alegre e contagiante, ela faz muito sucesso em todos os lugares. Com cores chamativas fazem nossos olhinhos brilharem.

Dança:

Tradição nas festas juninas, a quadrilha é um dança de origem francesa e dançada em pares onde são feitas várias coreografias e evoluções pelos dançarinos. O arrasta pé é bem animado.

As roupas usadas nas danças são bem características. As mulheres vão sempre com vestidos bem rodados e coloridos, já os homens fazem remendos na calça, usam chapéu de palha e camisa xadrez.

Em vários estados brasileiro existem campeonatos de quadrilha, onde a ganhadora ganha um troféu como prêmio por sua participação, além de uma quantia em dinheiro. É uma verdadeira disputa e eles levam muito a sério esta competição.

festa-junina-1490376_1280.jpg

O Nordeste é o maior reduto desta manifestação popular. Eles fazem grandes festas sendo as mais famosas as de Campina Grande – PB e Caruaru – PE. Quem visita a região neste mês de junho pode comprovar seus enfeites não passam despercebidos.

Muitas histórias e superstições existem em cima da festa e de seus símbolos. Muitas pessoas fazem simpatias para quase tudo nesta época.

Mas o importante mesmo é se divertir. Procure uma festa junina mais próxima de sua casa e não perca tempo.

Um beijo no coração de vocês!

 

Anúncios

4 comentários sobre “Junho o mês das Festas Juninas pelo Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s