Cravo-da-índia: os benefícios para a sua saúde

clove-1326474_1280.jpg

O cravo-da-índia é uma planta originária da Indonésia, do qual usamos os botões secos de sua flor e é uma das especiarias mais apreciada no mundo todo. Muito usado na culinária para aromatizar e dar sabor às receitas e também tem grande valor na medicina alternativa e na cosmetologia.

Dele são extraídos os óleos essenciais com propriedades medicinais que é capaz de trazer benefícios para a saúde, para a cosmética, além da culinária. Também é conhecida por suas ações de alívio das dores, eliminação de infecções e amelhoria da saúde da pele.

orange-2085684_1280.jpg

Rico em nutrientes, o cravo da índia, além das já citadas, ainda possui as seguintes propriedades:

  • Cicatrizante;
  • Antifúngica;
  • Antibacteriana;
  • Antisséptica;
  • Antioxidante;
  • Analgésica;
  • Anti-inflamatória, entre outros.

O cravo é recomendado para casos de tosse, gases, inflamações, dor de dente, bronquite, além de ajudar no emagrecimento por ajudar a acelerar o metabolismo e melhorar a digestão, o que facilita na perda de peso.

O que dá aquele cheiro agradável no cravo é uma substância chamada eugenol e é dele que vem as suas propriedades antissépticas e anestésicas. Pesquisas apontam esta substância por possui ação para agir contra o câncer do aparelho digestivo e inflamações nas articulações.

Pode ser encontrado no cravo minerais como: ferro, manganês, potássio, selênio e magnésio. Além disso, possui vitaminas A, C, K e betacaroteno que são muito importantes para a nossa saúde.

cloves-20122_1280.jpg

Do cravo pode ser extraído um óleo muito indicado para quem tem unhas fracas, micose nas unhas e frieira. Ainda pode ser extraído um extrato que promete acabar com fungos e traças.

Como aromatizante de ambiente, é só dissolvê-lo em água ou álcool. O primeiro, também funciona como um antisséptico bucal e o segundo, também é indicado para coceira e picada de insetos.

Seu chá é ideal contra inflamações e problemas intestinais e pode ser preparado da seguinte forma: 1 colher (sopa) de cravo da índia para 1 litro de água. Coloque para ferver e quando começar a entrar em ebulição é só esperar por dez minutos e desligar o fogo. Você pode tomar até xícaras por dia. Fica bom se misturado com canela, limão ou gengibre.

Na alimentação pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos. Como óleos essenciais, pode perfumar o ambiente, repelir insetos e relaxar os músculos e ainda pode ser usado em cremes hidratante para a pele, unhas e para os cabelos.

spices-390546_1280.jpg

É importante salientar que o cravo-da-índia não é indicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, crianças menores de 6 anos e pacientes com problemas gastrointestinais ou neurológicos.

Este produto pode ser encontrado em qualquer supermercado ou lojas especializadas em produtos naturais. São muitos os seus benefícios, assim como, os modos de utilização do cravo.

Apesar de trazer vários benefícios, ele também pode causar alguns efeitos colaterais como: irritação na pele e na mucosa digestiva em pessoas sensíveis. Nestes casos, só com autorização de seu médico.

Todo produto mesmo que natural tem que ser consumido com a orientação de um profissional especializado para poder te orientar se você pode fazer uso deste ou daquele produto.

Um beijo no coração de vocês!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s