Cheiro de mato: o que a natureza pode fazer por você e por sua saúde.

tree-141692_1280.jpg

Que a natureza é a nossa maior aliada todos nós sabemos. Ela nos trás vários benefícios tanto para nossa saúde, quanto para o nosso bem estar. Estar em contato com o meio ambiente é fundamental para a melhora de muitas doenças, pois ajuda a reforçar o nosso sistema imunológico. Este contato faz com que a gente viva bem e melhor.

Relatos indicam que as pessoas se sentem mais vivas em lugares onde a natureza ainda sobrevive. Além dos efeitos energizantes que ela nos proporciona, ainda vai nos trazer maior vitalidade. Os passeios ao ar livre nos dão uma sensação de liberdade e prazer.

nature-954118_1280.jpg

Estudos mostram que ela é o combustível da alma. Quando nos sentimos esgotados físicos e mentalmente corremos para um local aonde vamos nos acalmar. Geralmente algum lugar com cachoeira, vegetação em abundância, ou sítio ou fazenda, um ambiente que vai nos trazer tranquilidade. A vida agitada da cidade grande nos faz querer ter paz de espírito.

A melhor forma de nos energizamos é estar com a natureza. E a energia vital é um dos caminhos que vai nos ajudar a melhorar a nossa saúde. Quanto mais tempo passarmos em ambientes mais naturais, mais o nosso corpo agradece.

A Psicologia Experimental descobriu que esta ligação entre nós e o meio natural, além de aumentar a nossa energia nos dá sensação de bem estar. Pesquisas apontam que as pessoas quando estão ao ar livre aumentam o sentimento de felicidade e sua autoestima melhora muito. Este contato também nos ajuda a relaxar mais, a nos acalmar e conhecer outras pessoas, observar o que está à sua volta – o que a correria do nosso dia a dia nos permite.

mountain-2068342_1280.jpg

Ás vezes se isolar de tudo e de todos, nem que seja por meia hora, é muito importante pra gente, para a nossa cabeça. A natureza nos acalanta, com o canto dos pássaros, com o barulho das águas – rios, cachoeiras, mar -, com o vento que bate em seu rosto, com o ar puro que ela nos proporciona, etc. Ela ajuda ainda a aliviar as tensões do mundo em que vivemos.

Nosso corpo sempre pede pra gente parar um pouco e nada melhor que sair do seu ambiente e ir para o campo ou uma praia. Voltamos de lá mais vivos, mais alegres, mais relaxados. É nestes lugares que nos desestressamos um pouco.

O mato, assim como o mar,  tem um aroma típico que diminui o estresse, baixa a pressão arterial, etc. A aromaterapia da floresta ajuda como um tratamento alternativo. Mesmo só olhando uma fotografia já nos sentimos bem, imagina em contato direto com a aquela imagem.

forest-969069_1280.jpg

Quando eu estava na faculdade, eu tive um professor que manda a gente abraçar uma árvore e eu achava aquilo tão bobo e hoje vejo que esta prática é uma verdadeira terapia em relação da troca de energia. Outro dia andando na rua eu vi uma pessoa fazendo isso e a felicidade dela era contagiante.

A natureza faz um verdadeiro “milagre” em nossa vida. Vamos começar a ficar mais em contato com ela.

Um beijo no coração de vocês!!

 

Anúncios

10 comentários sobre “Cheiro de mato: o que a natureza pode fazer por você e por sua saúde.

  1. Pingback: Cheiro de mato: o que a natureza pode fazer por você e por sua saúde. – Site Title

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s