Cosméticos orgânicos e naturais: será que são a mesma coisa?

soap-1665757_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Já não é de hoje que os produtos orgânicos e naturais vem ganhando cada vez mais espaço no mercado dos cosméticos. Muitas marcas já tem este tipo de produto. A vantagem deles para os convencionais é que eles não  agridem o meio ambiente, nem os animais e nem a pele. Além destes, ainda existem os sem glúten e os veganos (como já foi abordado em outro post).

Este tipo de cosmético é  livre de química e a cada dia tem ganhado a simpatia dos consumidores. Esta é uma das principais diferença entre os cosméticos chamados de naturais e os chamados tradicionais. Outra diferença, é que eles não são testados em animais. Por conta de sua matéria-prima ser mais pura e menos propensa a causar alergias, podem ser testados diretamente na pele humana.

toner-906142_1280.jpg

Produtos como fragrância sintética e corantes sintéticos, além dos derivados do petróleo e produtos de origem animal são completamente abolidos nos cosméticos naturais. São shampoo e condicionador, leave-in, demaquilante, sabonetes, hidratante corporal e facial, maquiagem, etc. Existe uma variedade grande de produtos considerados naturais, orgânicos ou veganos.

Apesar de ser natural, não necessariamente são fabricados em casa de forma artesanal. Existem muitas fábricas especializadas neste tipo de produto. Muitas marcas famosas adotaram este seguimento mais natural.

Considerado um poderosíssimo conservante natural, alguns óleos essenciais são usados em sua fórmula. E por ser um produto 100% natural e livre de química, tem que tomar muito cuidado com a sua validade que geralmente é bem menor que os tradicionais. Um hidratante por exemplo tem duração de 6 meses.

handmade-1139554_1280.jpg

Este tipo de cosmético surge como uma alternativa para quem é muito alérgico e para quem quer levar uma vida com hábitos mais naturais. Neste mundo globalizado de hoje onde quase tudo é industrializado e artificial, esta alternativa do naturais vem mudando muito a rotina diária no quesito beleza e saúde.

Um produto para ser considerado natural deve conter 95% de ingredientes naturais e 5% de ingrediente orgânico. Esse percentual vale tanto para dentro quanto para fora do país. A legislação brasileira não determina o que é cosmético natural, fazendo com que algumas marcas se aproveitem disso e coloquem em rótulo “produto natural” mesmo possuindo substâncias nocivas à nossa saúde. Tomem cuidado.

coconut-oil-in-jar-2089930_1280.jpg

Para saber se um produto é 100% natural tem que prestar bastante atenção no rótulo. Se possuir amônia, silicone ou algum produto sintético por exemplo, com certeza não é natural. O importante é a matéria prima usada na sua fabricação.

Mesmo sendo fabricada com produtos 100% naturais e ideais para que tem a pele muito sensível, é fundamental consultar um especialista qualificado para te indicar um que seja de acordo com o seu tipo de pele específico.

Um beijo no coração de vocês!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Cosméticos orgânicos e naturais: será que são a mesma coisa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s