Hortelã: seus benefícios para a saúde.

mint-1769560_1280.jpg

Olá meus queridos!

Hoje vamos falar da hortelã uma planta que é usada tanto na culinária quanto em bebidas, entre elas o chá que possui vários benefícios para a nossa saúde entre eles: melhora a digestão, diminui enjoo e como vermífogo.

A hortelã pode ser encontrada além do chá, em cápsulas, extratos e como óleo essencial – usado para hidratar a pele ou em aromaterapia. Ela também é usada para limpar os pulmões e como descongestionante nasal.

mint-2220631_1280.jpg

Existem dois tipos: a hortelã comum e a hortelã pimenta – muito usada para fazer quibe. É uma erva aromática e de fácil cultivo. Mas deve ser plantada em vaso separada, ela não aceita outra planta junto.

Ela pode ser usada como tempero, em sucos, drinks, molhos com iogurte. Em sucos de abacaxi e limão, a hortelã trás uma refrescância, principalmente em dias mais quentes. O chá pode ser consumido quente ou frio.

mineral-water-1532300_1280.jpg

A hortelã é uma erva com um aroma único e fresca. De cor verde, é usada ainda em balas, chicletes, anti-séptico bucal, creme dental, etc. É uma planta com poucas calorias – 70 calorias por 100 gramas. Rica em fibra, proteína, vitaminas (C, B e D) e minerais.

Entre seus benefícios, a hortelã ajuda a elevar o humor, te dá uma boa noite de sono e ainda relaxa. O óleo de hortelã evita dores de cabeça e auxilia no tratamento da depressão. Seu aroma também ajuda a aliviar o estresse – pingue algumas gotinhas em baixo do travesseiro, caso você tenha alergia a cheiro.

mint-1500452_1280.jpg

Para a pele é usado como anti-inflamatórias e anti-pruriginosas (anti-coceira) podendo ser aplicado diretamente da área afetada.  Pode ser usado ainda como purificador para remover pele morta e trazer brilho. A hortelã é um antioxidante muito bom e ajuda a combater os radicais livres. E tem efeito calmante e refrescante e ajuda a prevenir acnes.

Como pode-se ver os benefícios da hortelã são muitos é só você escolher a melhor maneira de usá-la. Eu gosto muito de hortelã e consumo de diversas formas, até puro. Existem várias receitas na internet de sucos, chá e comidas com hortelã. E no mercado existem várias marcas que vendem os óleos.

Um beijo coração de vocês!

Anúncios

2 comentários sobre “Hortelã: seus benefícios para a saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s