Assédio sexual: uma prática abusiva feita por homens machistas!

 

woman-1006100_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Esta semana foi lançada uma campanha/protesto sobre assedio sexual que alcançou todas as redes sociais. Nela aparecia a seguinte frase: “Mexeu com uma mexeu com todas”. Isso tem que acabar.

Este tipo de assédio já acontece a muitos anos e a cada dia isso vem crescendo muito. Este tipo de conduta geralmente acontece no ambiente de trabalho. Mas o que vem a ser assédio sexual?

É uma coerção (constrangimento) sofrido principalmente por mulheres, não aceitáveis e que é praticada por pessoas com hierarquias mais altas. Ele se caracteriza por alguma ameaça, ofensa, hostilidade em que são oferecidos favores sexuais em troca do seu emprego. Também é visto como uma violência contra a mulher ou o homem.

O assedio geralmente é cometido por homens machistas que ainda acham que mulher é um mero brinquedo em suas mãos. Mas isso também costuma acontecer por parte das mulher – elas assediarem. Um assediador a meu ver é uma pessoa doente e precisa de tratamento.

bullying-679274_1280.jpg

Uma pessoa assediada costuma precisar muito de ajuda psicológica. A pressão e o trauma é tão grande por parte de seu assediador que o assediado acaba buscando ajuda médica.

No campo jurídico brasileiro, segundo a Lei 10224, de 15 de maio de 2001 Assédio Sexual é: “Constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.

Assim como o assédio moral, o assédio sexual também mexe muito com o emocional de quem está sendo assediado. A pessoa é muito constrangida e costuma ser na frente de várias pessoas, o que ajuda a detonar auto estima da pessoa.

stop-634941_1280.jpg

Às vezes é um olhar, passa para elogios, piadinhas, mãos na cintura, coisas que constrange mesmo. Caso isto esteja acontecendo com você, fale com seu chefe superior ao do seu assediador, se ele for o seu assediador procure alguém que possa te ajudar. Vá ao RH, fale com todo mundo.

Assédio oprime e incomoda, além de trazer vários transtornos psicológicos Precisamos dá um basta nisto. Chega!

Um beijo no coração de vocês!!

 

Anúncios

10 comentários sobre “Assédio sexual: uma prática abusiva feita por homens machistas!

  1. Isso é extremamente ruim… já passei muito por isso e até já tive que negar emprego porque quem estava me contratando deu em cima de mim e comecou a falar coisas muito inadequadas.
    Nos sentimos presas, oprimidas e nao agimos muitas vezes conforme queremos e sim conforme as consequencias que isso pode ter. Isso tem que acabar!
    Mexeu com uma, mexeu com todas. E eu vou defender qualquer mulher que passar por isso, porque sei que é o certo.

    Amei teu post! ficou muito, muito bom mesmo.
    Bjss

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s