Intolerância à Lactose

glass-1587258_1280.jpg

Olá meus queridos!!

Vou falar e dar alguma dicas sobre Intolerância à Lactose.

Como muitos não sabem esta intolerância pode sim aparecer a partir dos 40 anos de idade, como é o meu caso.

Mas afinal o que é a Intolerância à Lactose?

milk-can-1990088_1280.jpg

É a incapacidade que o corpo tem de digerir a lactose, que é um tipo de açúcar encontrado no leite. O intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase – enzima que catalisa a hidrólise da lactose em glicose e galactose.

Existem 3 tipos de intolerância:

  • A primária, que é o resultado do envelhecimento – mais comum nos idosos.
  • A secundária, que é o resultado de algumas doenças ou ferimentos que prejudicam a flora intestinal.
  • E a congênita, que é quando a pessoa já nasce com a intolerância.

Os sintomas são: diarreia, náuseas e vômito, dores abdominais e inchaço. No meu caso, só tenho os dois últimos e os sintomas são instantâneos.

Não existe tratamento para a Intolerância à Lactose. O que se pode fazer, é usar enzima lactase que é encontrada nas farmácias em pó ou comprimido. Uma outra coisa que pode ser feito e tem me ajudado muito é tomar chá de erva doce, pois não tenho diarreia.

drink-1818550_1280.jpg

O que é um simples como de leite para um intolerante à lactose? Posso responder que é um veneno. Dores e mais dores além dos outros sintomas já citados à cima.

Para quem é intolerante só tem dois caminhos a tomar, ou parar de ingerir leite e seus derivados e tudo que contenha leite – como bolo, biscoito e doces em geral-, ou consumir os produtos que não zero lactose – que aliás, existem várias marcar no mercado. Outra dica ainda, é se permitir doces só aos finais de semana tomando a enzima.

yogurt-1442034_1280.jpg

Uma dica: é sempre bom ler o rótulo dos alimentos para ver se contem lactose, porque vários produtos não lácteos, também encontramos lactose – como por exemplo, alguns medicamentos.

Porém, o cálcio é muito importante para o nosso corpo. Mas existem vários alimentos que podemos substituir e que contém cálcio que são: folhas verdes, ostras, sardinha, salmão enlatado, camarão e brócolis.

Eu desenvolvi a intolerância tem mais ou menos um ano e meio. E posso dizer que o desconforto é muito grande. A minha ainda é a mais branda, mas já vi relatos de pessoas dizendo que sentem dores terríveis, além dos outros sintomas. Acho que por isso me dou bem com o chá de erva doce.

quark-571703_1280.jpg

Se você tem algum destes sintomas relatado a cima, procure um médico (Gastroenterologista) para poder está fazendo exames e se orientando sobre a intolerância. Se cuidem.

Um beijo no coração!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s